Saiba como prevenir complicações relacionadas ao “pé diabético”!

Saiba como prevenir complicações relacionadas ao “pé diabético”!

Postado em 17/02/23
Saiba como prevenir complicações relacionadas ao “pé diabético”!

O “pé diabético” é uma condição comum a pessoas com diabetes não controlada, em que uma série de alterações colocam em risco a saúde do membro inferior. O surgimento de uma úlcera no pé é uma das principais características dessa condição.

Em muitos casos, essa ferida tem um lento processo de cicatrização e é suscetível a infecções, o que, associado aos problemas de circulação comuns aos diabéticos, torna a condição potencialmente grave.

Para se ter uma ideia, estudos indicam que a prevalência de úlceras nos pés atinge de 4% a 10% das pessoas portadoras de diabetes. Cerca de 40% a 60% das amputações não traumáticas de membros inferiores ocorrem nesses pacientes sendo que 85% destas são precedidas de úlceras nos pés

Quais cuidados com os pés uma pessoa com diabetes deve tomar?

Assim como grande parte dos problemas comuns aos diabéticos, a principal medida de prevenção é o controle glicêmico, que evita que complicações mais sérias ocorram. Além disso, outros cuidados comuns são:

Verificar os pés diariamente

A diabetes pode levar a um problema chamado neuropatia, em que há um grande prejuízo aos nervos, que pode levar a deformações nos ossos e nos músculos dos pés, bem como na redução da sensibilidade da pele.

Com isso, os pés se tornam mais propensos ao surgimento de machucados, mas, ao mesmo tempo, o paciente se torna menos sensível à dor, o que pode fazer com que ferimentos não sejam percebidos. Assim, é importante verificar os próprios pé para identificar possíveis danos.

Mantenha os pés limpos e secos

A boa higiene dos pés, bem como mantê-los secos, é uma forma de prevenir infecções. Enxugue bem toda a região, especialmente entre os dedos, pois essa área costuma ficar mais úmida. Ao utilizar hidratante nos pés, evite passá-lo entre os dedos.

Nunca fique descalço, mas selecione bem os calçados

Ficar descalço não é uma boa ideia para os diabéticos, pois pode possibilitar o surgimento de feridas causadas pelo choque com móveis, pisões, contato objetos pontiagudos, entre outros. Também é importante optar por calçados confortáveis, meias limpas, sem furos e sem costuras que possam machucar. Mantenha sempre um par de chinelos ao alcance.

Qualquer ferimento deve ser tratado com agilidade

Ao perceber qualquer ferimento nos pés, lave-o imediatamente com água corrente e sabão neutro. Em seguida, cubra-o com curativo ou bandagem seca. Ao perceber que a cicatrização está lenta, busque orientação médica imediatamente.

Lembre-se de nunca se automedicar e de sempre monitorar seus níveis glicêmicos. O nosso Check-Up Diabetes pode auxiliar tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento da doença.

Para qualquer dúvida, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde. Acesse também nossa loja online para conferir outros exames que realizamos.