HIV1 PCR QUALITATIVO
Exame
AMOSTRA
Plasma em tubo PPT-EDTA RB com gel separador. 2,0 ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. A coleta deve ser realizada de segunda a sexta-feira até 11:00h. Não colher em véspera de feriados.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo EDTA-PPT-RB com gel separador, rolha branca. Centrifugar o tubo EDTA-PPT-RB a 3.000 rpm durante 10 minutos para que ocorra a gel-separação. Não transferir o plasma para outro tubo. Manter a amostra refrigerada, sem contato direto com o gelo, até a realização do exame. A coleta deve ser realizada de segunda a sexta-feira até 11:00h. Não colher em véspera de feriados. Estabilidade da amostra: 48 horas.
MÉTODO
Reaçäo em cadeia da polimerase - PCR.
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
INTERPRETAÇÃO
Exame utilizado para detecção qualitativa do RNA do vírus HIV1. O HIV1 é um vírus do tipo RNA, que infecta os linfócitos T4 (linfócitos T helper) e monócitos. A enfermidade, sem tratamento, evolui de forma crônica e progressiva manifestando-se com severa imunodeficiência associada a infecções oportunistas, desenvolvimento de tumores, especialmente sarcoma de Kaposi e envolvimento do sistema nervoso, que caracterizam a síndrome da Imunodeficiência adquirida (AIDS). A terapia anti-retroviral modifica a história natural da doença e possibilita uma melhor qualidade de vida aos portadores do vírus. A PCR qualitativa do HIV1 é útil para: 1. Diagnóstico precoce da infecção pelo HIV1 antes da soroconversão (período de janela imunológica) que geralmente demanda de 3 a 8 semanas após o contágio. 2. Esclarecer um Western blot indeterminado e avaliar a presença desta infecção em crianças nascidas de mães sabidamente infectadas pelo HIV1.