Exame - PAPP-A RISCO FETAL

PAPP-A RISCO FETAL

Exame

AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Este exame pertence ao teste RISCO FETAL. Não cadastrá-lo. Cadastrar RISCO FETAL TESTE COMBINADO. - Questionário de Risco Fetal.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum desejável de 4 horas.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela.
- Teste utilizado para triagem da Síndrome de Down em grávidas entre 10 semanas + 0 dias e 13 semana + 6 dias de gestação, idealmente na 12ª semana.
- São realizados no sangue dosagens no sangue de bHCG livre e PAPP-A.
- Além da coleta de sangue, a paciente deve realizar ultra-som obstétrico para medida da Translucência nucal (enviar xerox do ultra som para o setor com o valor da translucência nucal).
- Dados necessários para realização do exame, nas Unidades IHP:
. Ultra-som obstétrico (com medida de translucência nucal) + questionário preenchido pelo médico + informativo para gestante (assinado).
- Atenção: Para gestações de fetos múltiplos e gestantes portadoras de Diabetes Mellitus tipo I não é possível o cálculo do risco fetal.
 
MÉTODO
Quimioluminescência.
 
VALOR REFERENCIAL
Ver risco fetal teste combinado.
 
INTERPRETAÇÃO
Os dados obtidos nas determinações no sangue (PAPP-A e bHCG livre) e a medida da Translucência nucal ao ultra-som, são analisados através de um software, que utiliza o múltiplo das medianas (multiples of the median - MoM) para fornecer um risco fetal para Síndrome de Down com taxa de detecção de 82% e taxa de falso-positivo: 5%. Este teste não e usado para a triagem de Defeito do Tubo Neural.