CELULAS PROGENITORAS CD34 BCMO
Exame
AMOSTRA
Buffy Coat de medula óssea com anticoagulante heparina. 1,0 ml. Manter em temperatura ambiente.
ATENDIMENTO
Tem restrição de cobertura por convênios. Amostra colhida pelo médico assistente em casos de transplante de medula óssea. Pode ser recebida de segunda a sexta no horário comercial.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatorio.
COLETA
A coleta geralmente é realizada pelo médico assistente em casos de transplante de medula óssea.
MÉTODO
Citometria de fluxo.
INTERPRETAÇÃO
As células precursoras da medula óssea humana expressam CD34. No transplante de medula óssea, este marcador tem sido utilizado para avaliar a quantidade de células progenitoras em amostras de medula óssea ou em concentrado de células de sangue periférico obtido por aferese, que são então criopreservadas até o momento do transplante. O material pode ser proveniente do próprio paciente nos casos de transplante autólogo ou do doador, nos tranplantes alogênicos. O bom resultado do transplante tem correlação com a quantidade de células CD34 positivas infundidas.
A caracterizacao do CD34 por citometria de fluxo eh hoje em dia largamente reconhecida como um metodo de avaliacao das celulas estirpes e progenitoras hematopoieticas. De 1 a 3% das celulas, que exprimem o antigeno CD34 na medula ossea dos individuos normais, sao capazes de reconstituir a hematopoiese a longo prazo. No sangue periferico dos individuos normais, menos de 0,1% das celulas circunlantes exprimem o antigeno CD34.