ANFETAMINAS, PESQUISA
Exame
AMOSTRA
Urina.10 ml. A amostra deve ser colhida no laboratório. Em caso de menores ou incapazes a amostra pode ser colhida em casa, sob supervisão do responsável legal.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. Identificar positivamente o cliente com documento de identidade contendo foto. Assinar autorização para realização do exame em formulário próprio. Em caso de menores ou incapazes a autorização deve ser assinado pelo pai, mãe ou tutor legal.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
VALOR DE REFERENCIAL
Negativo.
MÉTODO
Imunocromatográfico.
INTERPRETAÇÃO
A anfetamina é um potente agente simpatomimético com aplicações terapêuticas. Está quimicamente relacionada às catecolaminas naturais do corpo humano (epinefrina e norepinefrina). Doses elevadas levam a uma estimulação acentuada do sistema nervoso central e induzem à euforia, vivacidade, apetite reduzido e a uma sensação de força e energia aumentadas. As respostas cardiovasculares à anfetamina incluem pressão sanguínea aumentada e arritmias cardíacas. Os efeitos mais críticos produzem ansiedade, paranóia, alucinações e comportamento psicótico. A anfetamina é excretada na urina de forma inalterada e também como derivados deaminados e hidroxilados. Este exame detecta a presença D-anfetamina; D,L-anfetamina; MDA; MDMA ou Ecstasy. A sensibilidade do método é de 1000 ng⁄ml. O tempo em que a urina permanecerá positiva após o uso da droga depende de fatores como o tipo de usuário (pesado⁄crônico ou ocasional⁄agudo), tipo de droga e dose utilizada e fatores individuais (condições físicas, idade, alimentação e quantidade de líqüido ingerido). A anfetamina é habitualmente detectada na urina até 2 dias após o uso. Alguns medicamentos utilizados para regime de emagrecimento possuem anfetaminas em quantidade suficiente para positivar o teste.