NIQUEL SG
Exame
AMOSTRA
Soro. 1.5 ml. A amostra deve ser colhida em tubo isento de metais (Tubo trace).
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
OUTROS LABORATÓRIOS
- Solicitar o tubo específico para coleta de metais (tubo vacuette 6 mL, tampa branca e sem aditivo).
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Colher sangue 10 ml em tubo isento de metais (Tubo trace, rolha azul, fornecido pelo Lab Hermes Pardini). Na seção técnica: Dessorar rapidamente, transferir o soro para o tubo plástico enviado no kit de coleta de metais enviado pelo laboratório Hermes Pardini e congelar. Manter a amostra congelada até a realização do exame.
COLETA APOIO
- Coletar em tubo específico para coleta de metais (tubo vacuette 6 mL, tampa branca e sem aditivo). Mantê-lo na posição vertical, tampado, durante 2 horas em estufa ou banho-maria a 37 °C.
- Após esse período, e após a completa retração do coágulo, centrifugar a amostra por 15 minutos.
- Transferir o soro apenas para o tubo de transporte convencional fornecido pelo Instituto Hermes Pardini, sem a utilização de pipetas e ponteiras (verter diretamente o soro do tubo de coleta para o tubo de transporte).
- Tampar o tubo de transporte e enviar.
. Recomendações:
- Se houver outros exames, coletar primeiro as amostras para metais.
- O contato do sangue com metais, vidro, borracha, poeira e alguns tipos de plásticos (polietileno), podem contaminar a amostra.
- O tubo de coleta do kit (retirar) é inerte, portanto é esperado uma demora no fenômeno da coagulação e retração do coágulo, principalmente em
dias frios.
- Não é necessária a homogeneização dos tubos após a coleta, pois estes não possuem ativador de coágulo.
- Não centrifugar a amostra até se observar a completa retração do coágulo, pois pode haver a formação de fibrina, que retém o soro e impedem a sua transferência.
- Se houver formação de fibrina, não introduzir ponteiras ou qualquer outro objeto no interior do tubo, pois este procedimento pode gerar a contaminação da amostra.
- Não utilizar luvas de látex ao manipular amostras e materiais para análises de elementos como o Alumínio, para evitar contaminação da amostra. A manipulação das amostras deve ser realizada com luvas de plástico sem talco.
MÉTODO: ESPECTROMETRIA DE MASSAS COM PLASMA ACOPLADO INDUTIVAMENTE (ICP-MS)
- Método in house
RESULTADO:
VALOR DE REFERÊNCIA: DE 0,6 A 7,5 mcg⁄L
INTERPRETAÇÃO
Exame utilizado na monitorização biológica de indivíduos com exposição ocupacional ou acidental ao níquel, bem como no diagnóstico de intoxicação pelo mesmo. O níquel é encontrado em tintas, ligas de metais, baterias, indústrias de vidro e cerâmicas. O níquel elementar não é tóxico, sendo um oligoelemento essencial. O níquel carbonil é usado no refino de petróleo, tendo alta toxicidade. É absorvido por inalação, causando insuficiência respiratória, lesões renais, cardíacas e adrenais. Pacientes em diálise podem apresentar níveis elevados.