Exame - FLUORETO UFJT

FLUORETO UFJT

Exame

AMOSTRA
Urina de final de jornada de trabalho, colhida frasco limpo e seco, sem conservante. Volume ideal 50 ml. Volume mínimo 20,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Especificar o tipo de urina enviada.
Informar se é exposto ocupacionalmente.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.Não colher em local de trabalho. Retirar o uniforme antes da coleta.
Não utilizar recipiente de vidro para coletar ou acondicionar a amostra. Recomenda-se coletar no início ou ao final da jornada de trabalho, após a 4ª jornada de trabalho da semana. Colher a urina após retenção urinária de 4 horas.
 
COLETA
Colher urina diretamente no frasco. Manter a amostra em temperatura ambiente e ao abrigo da luz. No laboratório a amostra será refrigerada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Absorção atômica.
 
VALORES REFERENCIAIS
<= 0,5 mg⁄g creatinina
Indice biológico máximo permitido:   3,0 mg⁄g creatinina no início da jornada de trabalho.
Indice biológico máximo permitido: 10,0 mg⁄g creatinina no final da jornada de trabalho.
NR7, MTBr, 1994.
 
INTERPRETAÇÃO
A dosagem do fluoreto é utilizado como indicador biológico da exposição ocupacional ou acidental ao fluoreto e flúor. O fluoreto é absorvido por via gastrintestinal e quase inteiramente depositado nos ossos e dentes, possuindo atividade anticariogênica  A excreção renal é a principal forma de regulação da quantidade corporal. Concentrações elevadas de flúor na água potável, bem como, o consumo de chá, frutos do mar e cremes dentais podem levaro ao aumento da excreção de fluoreto pela urina.