Exame - INIBIDOR DA COAGULACAO, PESQUISA

INIBIDOR DA COAGULACAO, PESQUISA

Exame

AMOSTRA
Plasma com anticoagulente citrato de sódio. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Verificar o uso dos anticoagulantes: Clexane, Heparina, Hirudoid, Liquemine, Marcoumar e Marevan.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum desejável de 4 horas.
 
COLETA
Colher 3,5 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante citrato de sódio a 3,8%, rolha azul. Homogeinizar por inversão suave durante 30 segundos. NTO: Centrifugar a 3.000 rpm durante 10 minutos e separar o plasma. Caso o exame não seja realizado no mesmo dia, congelar a amostra à -20 graus Celsius e mantê-la congelada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Kasper e colaboradores.
 
VALOR REFERENCIAL
Ausência de inibidor.
 
INTERPRETAÇÃO
Os inibidores da coagulação são anticorpos dirigidos contra um determinado fator da coagulação (inibidor específico) ou anticorpos que interferem com fosfolipídes que participam do processo da coagulação (inibidor inespecífico). Este exame é uma triagem para a presença de inibidor circulante e, se positivo, a caracterização do inibidor deve ser feita por meio de testes específicos. Deve ser realizado em pacientes com o TTPA e⁄ou TP prolongados sem uma causa aparente. Os inibidores específicos podem ser encontrados nas seguintes situações: a. Em resposta à terapêutica de reposição em pacientes com deficiência congênita de um determinado fator da coagulação; b. Como manifestação de quadro de autoimunidade associados ou não a uma doença autoimune; c. Associados a outras condições clínicas como fase tardia de gestação e período pós-parto, doenças autoimunes como LES e artrite reumatóide; d. doenças inflamatórias crônicas como doença de Crohn, colite ulcerativa, doenças dermatológicas imune-mediadas (pênfigo bolhoso); e. uso de alguns antibióticos; f. neoplasias; g. indivíduos idosos.  Os inibidores inespecíficos são genericamente denominados Anticoagulante Lúpico, por terem sido descritos inicialmente em pacientes com LES. Estes anticorpos podem desencadear manifestações tromboembólicas (venosas, arteriais e de microcircuação) em qualquer tecido ou órgão, e complicações da gestação (abortos espontâneos de repetição, morte fetal, nascimento de prematuros). Ver Anticoagulante lúpico.