Exame - BAAR CULTURA ESCARRO AMOSTRA SERIADA

BAAR CULTURA ESCARRO AMOSTRA SERIADA

Exame

AMOSTRA
Escarro colhido em frasco estéril, sem conservante ou fixador. Entregar no laboratório no prazo máximo de duas horas. O material pode ser refrigerado por algumas horas, caso não seja possível manter o prazo de entrega. Colher uma amostra a cada manhã até completar o número de amostras solicitadas pelo médico.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher de preferência pela manhã quando o material geralmente é mais abundante. Lavar a boca com água fazendo bochechos e gargarejos. Fazer tres inspirações profundas, tossir e colher escarro profundo, proveniente dos brônquios. Recolher a amostra diretamente no frasco estéril sem conservante. Saliva não serve para este exame. Enviar ao laboratório. Colher uma amostra a cada manhã até completar o número de amostras solicitadas pelo médico.
 
MÉTODO
Cultura em meio de Lowenstein-Jensen.
 
VALOR REFERENCIAL
Negativo
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico de infecções causadas por micobactérias. Pode ser realizado em diversos materiais clínicos. A cultura é considerada o padrão ouro para o diagnóstico de infecções causadas por micobactérias por apresentar sensibilidade superior à microscopia direta do material clínico após coloração de Ziehl e à pesquisa direta pela técnica de PCR. A microscopia direta do material pelo método de Ziehl-Neelsen é essencial para a valorização de espécies de patogenicidade discutível. Um resultado negativo não exclui a possibilidade infecção por micobactérias.