Exame - HIV ANTICORPOS EIE

HIV ANTICORPOS EIE

Exame

AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. É indispensável apresentação de documento de identidade contendo foto do cliente. Assinar autorização para realização do exame em impresso próprio, quando o mesmo for sem pedido médico.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.Informar medicamentos em uso. 
 
COLETA
Identificar positivamente o cliente no momento da coleta solicitando a apresentação de documento de identidade contendo foto. Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela.
 
MÉTODO
Imunoenzimático.
 
VALOR REFERENCIAL
Não reagente
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na triagem diagnóstica da infecção pelo vírus da imunodeficiênica humana (HIV). O HIV é vírus pertencente à família retrovirídae e ao grupo dos lentivírus. O vírus penetra no organismo na forma livre ou através de células infectadas. As vias de transmissão mais comuns são: atividade sexual,  agulhas e seringas contaminadas, hemotransfusões e aleitamento materno. A soroconversão ocorre no período de trinta a noventa dias após a infecção. No período de janela imunológica, antes do aparecimentos dos anticorpos no sangue, o diagnóstico pode ser realizado pela pesquisa de antígenos virais por técnicas moleculares. O teste imunoenzimático não pode discriminar se a infecção é por  HIV1 ou HIV2; isto só pode ser feito pelo Western-blot. Os testes imunoenzimaticos tem sensibilidade e especificidade em torno de 99%. Testes imunoenzimaticos positivos de forma isolada não podem ser considerados como diagnóstico de infecção pelo HIV. Devem ser realizados testes confirmatórios, a critério do médico assistente. Pacientes com fase avançada da doença podem não apresentar reatividade ao Western blot.  Recém-nascidos de mãe HIV positivo possuem anticorpos anti-HIV de origem materna que ultrapassaram a barreira placentária.  Podem ocorrer resultados falso-positivos em indivíduos com anticorpos anti-HLA DR4, vacinados para influenza, hepatites alcoólicas, portadores de distúrbios imunológicos, neoplasias, multíparas, politransfundidos e na vigência de viroses agudas.