Exame - COBRE U24H

COBRE U24H

Exame

AMOSTRA
Urina de 24 horas, enviar 5,0ml. Sem conservante. Colher toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Manter em lugar fresco durante o período de coleta.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Não fazer esforço físico durante a coleta. Manter sua rotina diária.
Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
Não utilizar recipiente de vidro para coletar ou acondicionar amostras. .
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
Absorção atômica.
 
VALORES REFERENCIAIS
6,7 - 18,6 ug⁄g creatinina: Mulheres.
4,6 - 12,9 ug⁄g creatinina: Homens.
  <= 50,0 ug⁄g creatinina: Pacientes expostos ocupacionalmente.
 
INTERPRETAÇÃO
O cobre é um oligoelemento essencial, cofator de diversos sistemas enzimáticos, com importante papel na absorção e no metabolismo do ferro. O cobre urinário aumentado é encontrado na Doença de Wilson, Síndrome de Menkes, cirrose biliar primária e na intoxicação por cobre. O teste também é utilizado para se avaliar a eficácia da terapia de quelação na doença de Wilson, onde se espera excreção elevada do cobre. Uso de aminoácidos endovenosos, captopril e outras medicações podem quelar o cobre, aumentando sua excreção urinária. Pacientes com síndrome nefrótica apresentam cobre urinário aumentado.