Exame - CORTISOL SALIVAR

CORTISOL SALIVAR

Exame

AMOSTRA
Saliva. 0,5 ml.
 
ATENDIMENTO
Tem restrição de cobertura por convênios.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Não ingerir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. Respeitar os horarios de coleta, para que o exame seja liberado com eficácia.
 
COLETA
Deixar o paciente em repouso por 30 minutos. Lavar a boca com água. Não é recomendável a coleta caso haja lesões orais com sangramento. Coloque o algodão do kit de coleta salivar debaixo da língua e aguarde 2 a 3 minutos. Pode-se mastigar levemente o algodão até que o mesmo fique completamente embebido de saliva. Retorne o algodão para o interior do recipiente e tampe. Encaminhe o tubo à seção técnica onde o mesmo será mantido em refrigeração até a realização do exame.
 
MÉTODO
Raioimunoensaio.
 
VALORES REFERENCIAIS
3,5 - 32,0 nmol⁄L: 08:00 - 10:00h.
    <= 3,5 nmol⁄L: 23:00h.
 
INTERPRETAÇÃO
O cortisol é o principal glicocorticóide produzido pelas glândulas supra-renais (adrenais). Obedece um ritmo circadiano, sendo mais elevado pela manhã e mais baixo à noite. Sua determinação está indicada no diagnóstico de hiperfunção da adrenal (síndrome de Cushing) e na hipofunção adrenal primária (Addison) ou secundária. A coleta de saliva para dosagem de esteróides é simples, não invasiva e os esteróides são estáveis nesse meio. O cortisol salivar representa um avanço para o diagnóstico diferencial entre o hipercortisolismo verdadeiro e os estados de Pseudo-Cushing. Sua mensuração é a medida direta do cortisol livre. Apresenta excelente correlação com o cortisol livre plasmático e sua concentração é independe do fluxo salivar.