LAMBDA CADEIA LEVE, U24H
Exame
AMOSTRA
Urina de 24 horas. Sem conservante. Colher toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Manter em lugar fresco durante o período de coleta.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta.
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
MÉTODO
Imunonefelometria.
VALOR REFERENCIAL
0,000 - 0,390 mg⁄dl.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico de gamopatias monoclonais: mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldenströn, linfomas e outras. Cadeias leves livres monoclonais podem também serem encontradas em alguns casos de amiloidose. Cadeias leves livres policlonais são encontradas em situações de estimulo imunológico e em tubulopatias. As moléculas de imunoglobulinas normais são constituídas de duas cadeias pesadas idênticas (A, D, E, G, M), que definem as classes de imunoglobulinas e duas cadeias leves idênticas: Kappa ou Lambda. Normalmente a produção da cadeia leve tipo Kappa é duas vezes maior que a do tipo Lambda. A quantificação de cadeias leves livres por nefelometria é mais sensível que a imunofixação para detectar pequenas quantidades de cadeias leves livres monoclonais.