Exame - FLUOXETINA

FLUOXETINA

Exame

AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do antidepressivo que contenha fluoxetina em sua fórmula (Daforin, Deprax, Depress, Eufor, Fluoxetina, Fluxene, Nortec, Prozac, Psiquial, Verotina e outros).
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário.
 
MÉTODO
Cromatografia Líquida de Alta Performance - HPLC.
 
VALOR REFERENCIAL
100 - 800 ng⁄mL.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil para a avaliação da adesão ao tratamento, toxicidade e sobredosagem em indivíduos que estejam fazendo uso da medicação. A fluoxetina é utilizada no tratamento da depressão, síndrome obsessivo-compulsiva, bulimia e obesidade. Tanto a fluoxetina quanto o seu metabólito maior, norfluoxetina, são farmacologicamente ativas e atuam potencializando os efeitos do neurotransmissor serotonina. Até hoje não foi bem estabelecida a relação entre o efeito clínico e a concentração sérica.