DROGAS DE ABUSO, TRIAGEM, PERFIL 12
Exame
AMOSTRA
Urina. 10 ml. A amostra deve ser colhida no laboratório. Em caso de menores ou incapazes a amostra pode ser colhida em casa, sob supervisão do responsável legal.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. Identificar positivamente o cliente com documento de identidade contendo foto. Assinar autorização para realização do exame em formulário próprio. Em caso de menores ou incapazes a autorização deve ser assinado pelo pai, mãe ou tutor legal. Neste perfil são pesquisadas 6 drogas: Anfetaminas, Benzodiazepínicos, Cocaína, Maconha, Metanfetaminas e Opiáceos. Existem testes individuais para cada uma das substâncias citadas.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
VALOR DE REFERENCIAL
Negativo.
MÉTODO
Imunocromatográfico.
INTERPRETAÇÃO
Neste perfil são pesquisadas 6 drogas: Anfetaminas, Benzodiazepínicos, Cocaína, Maconha, Metanfetaminas e Opiáceos. Existem testes individuais para cada uma das substâncias citadas. A presença da droga na urina e o tempo em que o teste permanecerá positivo após o uso da droga depende de vários fatores: 1.Tipo de usuário: ocasional, habitual, agudo, crônico; 2.Tipo de droga e dose utilizada; 3. Fatores individuais: condições físicas, idade, alimentação e quantidade de líquido ingerido.
Anfetaminas: O teste detecta a presença D-anfetamina; D,L-anfetamina; MDA; MDMA (Ecstasy). A sensibilidade do método para esta substância é de 1000 ng⁄mL. Limite de tempo para detecção da droga: 1 a 2 dias. Alguns medicamentos utilizados para regime de emagrecimento possuem anfetaminas em quantidade suficiente para positivar o teste.
Benzodiazepínicos: O teste detecta a presença de benzodiazepínicos (diazepan, clonazepan, lorazepan e outros) e seus metabólitos. A sensibilidade do método para esta substância é de 300 ng⁄mL. Limite de tempo para detecção da droga: 1. Uso ocasional: 2 a 4 dias; 2. Uso crônico: 1 a 10 semanas.
Cocaína: O teste detecta a benzoilecgonina, metabólito principal da cocaína. A sensibilidade do método para esta substância é de 300 ng⁄mL. Limite de tempo para detecção da droga: 1. Uso ocasional: 2 a 4 dias; 2. Uso crônico: 10 a 14 dias.
Maconha: O teste detecta a presença do ácido 11-nor-delta-9-THC-9-carboxílico, principal metabólito do delta-9-THC. A sensibilidade do método para esta substância é de 50 ng⁄mL. Limite de tempo para detecção da droga: 1. Uso ocasional: 1 a 3 dias; 2. Uso crônico: 5 dias a 4 semanas.
Metanfetaminas: O teste detecta a presença da metanfetamina a qual é também conhecida pelos nomes de speed, cristal, crank, meth, go e ice. A sensibilidade do método é de 500 ng⁄ml. Limite de tempo para detecção da droga: 1 a 2 dias após o uso. Alguns medicamentos utilizados para regime de emagrecimento podem positivar o teste.
Opiáceos: O teste detecta a presença de codeína, morfina e o metabólito morfina-glucoronídeo. A morfina é um metabólito da heroína. A sensibilidade do método para esta substância é de 300 ng⁄mL. Limite de tempo para detecção da droga: 1 a 4 dias. Esse exame não detecta a presença de opióides sintéticos [meperidina (Dolantina), fentanil], a quais atuam nos mesmos receptores que os opiáceos mas possuem estrutura química diferente.