HELICOBACTER PYLORI PCR QUALITATIVO DIVERSOS
Exame
AMOSTRA
Fragmento de tecido de mucosa gástrica e suco gástrico.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum de 8 a 14 horas.
COLETA
Biópsia gástrica: Coleta realizada pelo médico assistente. Colocar 1 fragmento de mucosa gástrica frasco estéril contendo álcool a 70%. Congelar e enviar em gelo seco. Na seção técnica: manter a amostra congelada até a realização do exame.
Suco gástrico: 5,0 ml. Coleta realizada pelo médico assistente. Colocar a amostra em frasco estéril e enviar imediatamente ao laboratório. Na seção técnica: manter a amostra sob refrigeração até a realização do exame.
MÉTODO
Reação em cadeia da polimerase - PCR.
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
INTERPRETAÇÃO
O Helicbacter pylori (HP) é uma bactéria gram negativa espiralada que coloniza a mucosa gástrica. A infecção pelo HP é adquirida pela ingesãao da bactéria e transmitida principalmente entre familiares na primeira infância. Existem evidências de que o HP está associado a etiologia da doença ulcerosa, câncer gástrico, linfoma MALT (tecido linfoide associada a mucosa) e linfoma gástrico. A PCR pode ser usada para o diagnóstico da infecção por HP e não requer que a bactéria esteja viva quando testada. Esta técnica permite ainda identificar as cepas Cag-A positivas que estão associadas a um maior risco de desenvolvimento de adenocarcinoma gástrico. No controle de cura de erradicação o exame deve ser solicitado tres meses após o término do tratamento.