Exame - COPROPORFIRINA DOSAGEM U24H

COPROPORFIRINA DOSAGEM U24H

Exame

AMOSTRA
Urina de 24 horas com conservante Bicarbonato de Sódio, 5,0 g para cada litro de urina. Colher em garrafa plástica. Manter em ambiente fresco e protegido da luz solar durante a coleta.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Fornecer dois frascos com 5,0 g de Bicarbonato de Sódio.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco e protegido da luz solar durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
Colorimétrico.
 
VALOR REFERENCIAL
0 - 160  mcg⁄24h
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico de porfirias, especialmente as que apresentam manifestações cutâneas crônicas, tais como erupções bolhosas e fotossensibilidade. A forma mais frequente de porfiria que apresenta esse tipo de manifestação é a porfiria cutânea tarda, na maior parte das vezes é consequente a hepatopatia crônica, que cursa com aumento principalmente das frações de uro e heptaporfirinas e NÃO de coproporfirinas. As uroporfirinas podem estar aumentadas em formas mais raras de porfirias hereditárias, tais como a porfiria eritropoiética e a croproporfiria hereditária. Indivíduos em fase aguda de porfiria aguda intermitente, que cursa com manifestações neuropsiquiátricas, podem apresentar aumento na excreção de coproporfirinas. Outras doenças podem cursar com discretos aumentos de coproporfirina na urina são: intoxicação por metais pesados, leucemias, linfomas e anemias hemolíticas.