MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS PCR DIVERSOS
Exame
MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS, PCR [PCRMT]
- DIVERSOS
Escarro, Lavado brônquico, Lavado broncoalveolar, Líquor, Líquido ascítico, Líquido pleural, Líquido sinovial, Secreção de orofaringe e outros líquidos biológicos.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
CONSERVAÇÃO APOIO
- Até 4 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC.
COLETA
- Colher o material em frasco estéril sem aditivo.
- Amostra de urina: Após higienização da genitália coletar o volume necessário da 1ª urina da manhã sem desprezar nenhum jato.
Escarro: 3,0 ml. Colher de preferência pela manhã quando o material geralmente é mais abundante. Lavar a boca com água fazendo bochechos e gargarejos. Fazer tres inspirações profundas, tossir e colher escarro profundo, proveniente dos brônquios. Recolher a amostra diretamente no frasco estéril sem conservante. Saliva não serve para este exame. Entregar no laboratório no prazo máximo de duas horas. O material pode ser refrigerado por algumas horas, caso não seja possível manter o prazo de entrega.
Lavado broncoalveolar: 3,0 ml. Material colhido pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
Lavado brônquico: 3,0 ml. Material colhido pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
Líquido ascítico: 1,0 ml. Material colhido pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
Líquido pleural: 1,0 ml. Material colhido pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
Líquido sinovial: 1,0 ml. Material colhido pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
Secreção de orofaringe: 1,0 ml. Material colhido pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
Líquidos biológicos, outros: 1,0 ml. Material colhido pelo médico especialista. Acondicionar em frasco estéril. Manter sob refrigeração até a realização do exame.
MÉTODO
Reação em cadeia da polimerase - PCR.
VALOR DE REFERÊNCIA:
NÃO DETECTADO DNA DE MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS
LIMITE INFERIOR DE DETECÇÃO: 17 UFC⁄ML.
NOTA:
- Este exame podem apresentar, embora raramente, resultados falso-
positivo e falso-negativo, que é uma característica do método.
INTERPRETAÇÃO
A tuberculose permanece como um dos maiores problemas de saúde pública em todo mundo. O diagnóstico rápido é essencial para início do tratamento apropriado e controle dos contatos. Este teste detecta diretamente o DNA da micobactéria nas amostras clínicas. Trata-se de técnica específica, sensível e rápida, permitindo o diagnóstico precoce. A principal vantagem do teste molecular em relação aos métodos clássicos de bacterioscopia e cultura é sua maior sensibilidade e maior rapidez de execução. Porém, devido à possibilidade da presença de micobactérias atípicas e ao fato da cultura ser considerada o método de referência para o diagnóstico de infecção por micobactérias, deve-se sempre que possível, solicitar o teste molecular em conjunto com os métodos de detecção direta e cultura.