PORFOBILINOGENIO PESQUISA
Exame
AMOSTRA
Urina recente. 30 ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Colher 1ª urina da manhã ou urina com o mínimo de 4 horas de retenção urinária. Fazer higiene local com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato e coletar o jato do meio. Colher em frasco âmbar.
COLETA
Colher a urina diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. Envolver o frasco em papel escuro para proteger da luz solar.
MÉTODO
Colorimétrico.
VALOR REFERENCIAL
Negativo
INTERPRETAÇÃO
O porfobilinogênio pode encontrar-se aumentado em doenças como porfiria Aguda Intermitente e também na porfiria Variegata. As porfirias são doenças relativamente raras ligadas a uma única sequência fisiológica, a produção do heme, com manifestações muito variadas e de difícil diagnóstico. A síntese do heme pode ser bloqueada em uma série de etapas. O bloqueio de uma reação da via resulta no acúmulo do produto formado imediatamente antes da interrupção. Detecção e identificação desse produto na urina podem, então, ajudar a determinar a causa de um transtorno específico. Quando realizado o ensaio, pode ser visto na solução o aparecimento da cor vermelha, que indica presença de porfobilinogênio.