CLONAZEPAN
Exame
AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do medicamento que contenha Clonazepan em sua fórmula (Rivotril e outros).
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. A coleta ideal deve ser realizada imediatamente antes da administração da próxima dose do medicamento ou conforme orientação médica. Caso o medicamento seja tomado apenas uma vez ao dia, a coleta deve
ser feita pelo menos 12 horas após a medicação.
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo sem gel separador. A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário. A amostra deve ser centrifugada, separada e congelada imediatamente após a coleta. Enviar protegido da luz em frasco âmbar.
MÉTODO
Cromatografia Líquida de Alta Performance - HPLC.
VALOR REFERENCIAL
15 - 70 ng⁄ml.
INTERPRETAÇÃO
O clonazepam (Rivotril) é um benzodiazepínico usado como hipnótico, ansiolítico e miorelaxante. É também utilizado como anticonvulsivante. Sua dosagem é útil no acompanhamento e avaliação de pacientes que fazem uso deste medicamento, auxiliando na determinação do nível adequado e evitando toxicidade. Seu pico ocorre 2 horas após a absorção, com meia-vida de 20 a 40h. Cerca de 85% da droga liga-se às proteínas plasmáticas, sendo seu metabolismo hepático. Níveis estáveis ocorrem em 5 a 10 dias. Eficácia terapêutica não é bem correlacionada com os níveis séricos.