PML-RARa, TRANSLOCACAO 15/17, PCR, MO
Exame
AMOSTRA
Medula óssea com anticoagulante EDTA. 1,0 ml. Temperatura ambiente.
ATENDIMENTO
Não tem cobertura de convênios. Agendar coleta. Colher de segunda a quinta até 12:00h. Não colher em vésperas de feriados. Previsão de entrega do resultado: 15 dias úteis. Preencher questionário de citogenética.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatorio.
COLETA
Amostra colhido por um dos médicos da hematologia mediante agendamento prévio. Aspirar a medula óssea com seringa plástica sem anticoagulante e transferir para tubo à vácuo contendo anticoagulante EDTA. A coleta é realizada apenas de segunda a quinta até 12:00h. Não colher em vésperas de feriados.
MÉTODO
Reação em cadeia da polimerase em tempo real - RT-PCR.
VALOR REFERENCIAL
Ausência da translocação.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na avaliação e controle terapêutico de pacientes acometidos pela leucemia promielocítica aguda. Mais de 95% dos casos de leucemias promielociticas agudas apresentam a fusão do gene PML com o gene do receptor do ácido retinóico (RARa), importante na diferenciação celular, produzindo o gene quimérico PML⁄RARa. Cerca de 95% destes pacientes atingem remissão completa quando tratados com ácido retinóico na terapia de indução. A detecção molecular do gene PML⁄RARa é útil para o planejamento terapêutico e definição do prognóstico. A ausência dos transcritos PML⁄RARa por RT-PCR de pacientes em remissão completa se correlaciona com a eficácia das diferentes estratégias de tratamento, enquanto que a persistência do PML⁄RARa por RT-PCR em pacientes com leucemia promielocitica aguda em remissão hematológica é fortemente indicativa de recidiva e necessidade de terapêutica anti-leucêmica mais agressiva. Pacientes com resultados negativos pelo método da RT-PCR apresentam maior probabilidade de estarem curados.