Exame - LITIO

LITIO

Exame

AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do que contenha Lítio em sua fórmula (Carbonato de Lítio, Carbolítium e outros).
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. A coleta ideal é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento.
 
MÉTODO
Eletrodo íon seletivo.
 
VALORES REFERENCIAIS
Níveis terapêuticos: 0,6 - 1,2 milimol⁄L.
 
INTERPRETAÇÃO
Os sais de lítio são utilizados no tratamento dos transtornos bipolares e outras enferminadades psiquiátricas. Sua dosagem é útil para monitorização dos níveis terapêuticos e toxicidade. Apresenta pico plasmático 2 horas após a
absorção ou 4 horas em caso de preparações de liberação lenta, com meia vida de 18 a 24 horas. O estado de equilíbrio ocorre em 90 a 120 horas após o início do tratamento. A depuração da droga aumenta na gravidez, reposição de sódio e no uso de acetazolamida, teofilina e cafeína. Níveis aumentam na insuficiência renal, desidratação, hiponatremia, uso de diuréticos, inibidores da ECA, haloperidol, clorpromazina e anti-inflamatórios não esteróides. Níveis acima de 1,5 mEq⁄l são considerados tóxicos. Pode causar diminuição de T4 e elevação do TSH transitória. Esta dosagem se destina a monitorização terapêutica. Para pacientes que não fazem uso de medicamento, deverá ser solicitado Lítio endógeno.