Exame - METANEFRINAS U24H

METANEFRINAS U24H

Exame

AMOSTRA
Urina de 24 horas com conservante Ácido Clorídrico a 50%, 20 ml por litro de urina. Colher em garrafa plástica. Manter em ambiente fresco durante a coleta.
 
VOLUME RECOMENDÁVEL
- 7,0 mL.
 
CONSERVAÇÃO APOIO
- Até 5 dias acidificada e refrigerada entre 2 e 8 ºC, e com pH entre 0 e 4.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Fornecer dois frascos com 20 ml de HCL 50%. Cuidado ao manusear. Produto corrosivo.
 
PREPARO DO PACIENTE
O paciente deverá permanecer 48 horas sem usar qualquer tipo de medicamento e sem ingerir os seguintes alimentos: tomate, banana, abacate, ameixa vermelha, beringela, abacaxi, picles e nozes, chá, café, chocolate, baunilha, vanilina (ou alimentos que as contenham), sorvetes, sucos artificiais e refrigerantes, cha, cafe e fumo.
 
Medicamentos que devem ser evitados: Ácido Acetil Salicílico, Clorpromazina, Fenacetina, Fenergan, Torazina, Prometazina, Isoniazida, Reserpina, Litio, Metil-Dopa, Levodopa, Morfina, Mao-inibidores, Fenacetina, Imipramina, Fenotiazinas, Naproxeno, Acetaminofen, Salicilatos e Alcool Etílico.
 
Do segundo para o terceiro dia da dieta colher urina de 24 horas.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
CROMATOGRAFIA LÍQUIDA ACOPLADA A ESPECTROMETRIA DE MASSAS
           -  Método in house
 
VOLUME URINARIO DE 24 HORAS:     
 
RESULTADO: NORMETANEFRINA:
              METANEFRINA   :
         NORMETANEFRINA: ATÉ 732,0 mcg⁄24 h
     METANEFRINA   : ATÉ 280,0 mcg⁄24 h
 
INTERPRETAÇÃO
As metanefrinas são metabólitos das catecolaminas. Tem importância clínica no diagnóstico de tumores adrenais medulares tais como o feocromocitoma, podendo também auxiliar no diagnóstico de neuroblastomas e ganglioneuromas. Vários fatores pré-analíticos tais como alimentos e medicamentos podem interferir no resultado deste exame. A coleta ser realizada com o mínimo de estresse emocional e físico. Resultados normais não excluem o diagnóstico de tumores da crista neural porque a excreção de catecolaminas pode ocorrer de forma intermitente ou dentro da faixa normal.