Exame - PARAMINOFENOL URINA

PARAMINOFENOL URINA

Exame

AMOSTRA
Urina sem conservante. 50 ml. Pode ser utilizada amostra isolada, início ou final de jornada, conforme solicitação médica.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório .  Colher urina após retenção urinária de 4 horas. Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio. Colher preferencialmente durante as últimas 4 horas da jornada de trabalho. Informar se é urina início ou final de jornada, quando for exposição ocupacional.
 
COLETA
Colher a urina diretamente no frasco fornecido pelo laboratório. Manter a amostra refrigerada e ao abrigo da luz até a realização do exame.
 
MÉTODO
Cromatografia líquida de alta performance - HPLC.
 
VALORES REFERENCIAIS
Não detectável em indivíduos não expostos.
Indice biológico máximo permitido:  50,0 mg⁄g creatinina
NR7, MTBr, 1994.
 
INTERPRETAÇÃO
Exame utilizado na monitorização biológica de indivíduos com exposição ocupacional ou acidental a anilina. O paraminofenol, juntamente com a metahemoglobina, é um indicador biológico da exposição à anilina. É um metabólito excretado na urina nas primeiras 24 horas após o final da exposição à anilina. A anilina é utilizada na fabricação de tintas, medicamentos, borrachas e plásticos. Devido ao fato de ser a excreção urinária do paraminofenol variável, não é um indicador adequado para variações individuais de exposição. O paraminofenol surge na urina mais precocemente que a metahemoglobina no sangue.