HTLV1 PCR QUALITATIVO
Exame
AMOSTRA
Sangue com anticoagulante EDTA. 2x5,0 ml.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios. A coleta só pode ser realizada no período de segunda a quinta até 11:00h. Não colher em véspera de feriados.
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
COLETA
Colher 2x5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante EDTA, rolha roxa. Usar 2 tubos de 5,0 ml. A coleta só pode ser realizada no período de segunda a quinta até 11:00h. Não colher em véspera de feriados.
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
MÉTODO
Reação em cadeia da polimerase - PCR.
INTERPRETAÇÃO
Exame útil no diagnóstico precoce da infecção pelo HTLV1. O HTLV1 é um retrovírus que em 95% dos casos está associado com infecções desprovidas de significado clínico. Dos infectados, apenas 5% podem evoluir para leucemia ou linfoma de células T do adulto (LLTA), paraparesia espástica tropical e mielopatia associada ao HTLV (MAH). Sua transmissão ocorre através de transfusão de sangue, contato sexual e seringas contaminadas. A transmissão perinatal ainda não foi comprovada. Os anticorpos anti-HTLV1⁄2 são frequentemente encontrados em pessoas acometidas pelas doenças citadas acima. Todo teste de triagem positivo deve ser confirmado através das técnicas Western Blot ou de PCR. O PCR pode também ser usado para confirmação resultados inconclusivos em testes imunoenzimáticos e Western blot.