Exame - OXALATO U24H

OXALATO U24H

Exame

AMOSTRA
Urina de 24 horas com conservante Ácido Clorídrico a 50%, 20 ml por litro de urina. Colher em garrafa plástica. Manter em ambiente fresco durante a coleta.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Fornecer dois frascos com 20 ml de HCL 50%. Cuidado ao manusear. Produto corrosivo.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
Colorimétrico.
 
VALOR REFERENCIAL
<= 50 mg⁄24h
 
INTERPRETAÇÃO
O teste é útil na avaliação do paciente com nefrolitíase. Aparece na forma de oxalato de cálcio cristalizado. A eliminação diária tende a ser, com dieta mista habitual, em torno de 20 a 30mg. Está aumentado: na dieta rica em ácido oxálico, presente em alimentos como: beterraba, morango, espinafre, cacau, chocolate, chá, aipo, ou depois da ingestão de ruibarbo como purgante, nozes, frutas cítricas (abuso de ácido ascórbico). Níveis elevados são encontrados, também, na intoxicação por polietileno-glicol. Hiperoxalúria adquirida de origem intestinal: por ressecções intestinais. A absorção de oxalato aumenta quando a ingestão de cálcio e magnésio são diminuídos. Está diminuído: em forma de aminoacidúria congênita, a hiperglicinemia com hipooxalúria.