Exame - ACIDO VALPROICO

ACIDO VALPROICO

Exame

AMOSTRA
Soro. 1,0 ml.
 
ATENDIMENTO
Sem restrições. Em todas as unidades. Anotar medicamentos em uso e data, hora e dose da última tomada do anti-consulsivante que contenha o Ácido Valpróico em sua fórmula (Depakene, Valproato de Sódio, Valprin e outros).
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 5,0 ml de sangue em tubo a vácuo com gel separador, rolha amarela. A coleta ideal para avaliação de níveis terapêuticos é aquela realizada 30 minutos antes da próxima tomada do medicamento. Nos casos de suspeita de intoxicação a coleta pode ser realizada em qualquer horário.
 
MÉTODO
Imunoensaio por fluorescência polarizada.
 
VALOR REFERENCIAL
Níveis terapêuticos:
50 - 100 mcg⁄ml
 
INTERPRETAÇÃO
Exame útil na monitoragem terapêutica do uso de anticonvulsivante. O exame deve se realizado de rotina e quando houver sinais clínicos de intoxicação, falta de aderência ao tratamento ou evidências de ineficácia do medicamento. A meia vida do ácido valpróico em crianças e adultos é em torno de 8 a 12 horas e aumenta com ingestão de álcool. Quando em níveis tóxicos, pode ocorrer sonolência, vômitos repetidos e tremores. Entre seus efeitos colaterais não relacionados à dosagem estão dor abdominal, queda de cabelo, ganho excessivo de peso, plaquetopenia, pancreatite e falência hepática aguda. O uso prolongado de valproato pode ocasionar hiperamonemia e deficiência de carnitina e ácido fólico.