Exame - SEXAGEM FETAL EM SANGUE MATERNO

SEXAGEM FETAL EM SANGUE MATERNO

Exame

AMOSTRA
Sangue com anticoagulante EDTA. 2TBOS x10,0 ml, TUBO PPP. APENAS MULHERES PODEM MANUSEAR O MATERIAL E REALIZAR A COLETA, PARA NAO HAVER NENHUMA INTERFERENCIA.
 
ATENDIMENTO
Não colher em véspera de feriados. Tem restrição de cobertura por convênios. O exame deve ser realizado entre a oitava e a décima terceira semanas de gestação. Preencher o formulário COLETA-010_SEXAGEM FETAL.
*Pacientes em uso de anti-coagulantes como enoxaparina (Clexane), heparina (Liquemine), varfarina (Marevan) não devem fazer o exame, pela chance de inibição da reação.
*Transfusão sanguínea nos últimos 4 meses, transplante de medula óssea ou infusão ou imunização com linfócitos paternos.
*Gestação gemelar nao recomendavel.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório.
 
COLETA
Colher 2TUBOS 10 ml de sangue em tubo a vácuo com anticoagulante EDTA-PPT (Plasma Preparation Tube, BD). NTO: Centrifugar durante 10 minutos a 3.000 rpm em temperatura ambiente. Após a centrifugação,  manter  a amostra congelada,  na posição vertical até a realização do exame. Não aliquotar ou fracionar. Enviar o próprio tubo de coleta. A centrifugação deve ser realizada o máximo até duas horas após a coleta. Este prazo deve ser rigorosamente observado, SOB RISCO DE COMPROMETER A QUALIDADE DO EXAME.
 
MÉTODO
Reação em cadeia da polimerase - PCR.
 
INTERPRETAÇÃO
A sexagem fetal é uma técnica para determinação do sexo do bebê, realizada com uma amostra de sangue da mãe. Durante a gestação existe a passagem de uma pequena quantidade de células fetais para o sangue materno. O exame dessas células revela as condições fetais por um procedimento não invasivo e sem risco, pois requer apenas a coleta de um pouco de sangue materno. Este teste se baseia na identificação de partes do cromossomo Y na circulação materna. Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo dentro de suas células, sua presença indica um menino e sua ausência indica uma menina. O índice de acerto é de 99,0% a partir da oitava semana de gestação. Estes estudos preliminares indicaram que 5% dos testes apresentam resultados inconclusivos, sendo necessária uma 2 coleta no mínimo após 2 semanas, coleta necessária para obter-se um resultado definitivo.