Exame - SELENIO U24H

SELENIO U24H

Exame

AMOSTRA
Urina de 24 horas. Sem conservante. Colher toda a diurese de 24 horas em garrafa plástica. Manter em lugar fresco durante o período de coleta.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por convênios.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante a coleta.
 
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término.
 
MÉTODO
Absorção atômica.
 
VALORES REFERENCIAIS
<=  40 mcg⁄24h: Indivíduos não expostos.
<= 100 mcg⁄24h: Indivíduos expostos.
>   400 mcg⁄24h: Níveis tóxicos.
 
INTERPRETAÇÃO
O selênio em doses acima de 2.500 mcg⁄dia é tóxico e pode provocar queda de cabelos, dano ao fígado e inflamação nas articulações. A dosagem do selênio apresenta as seguintes aplicações clínicas: monitorar o estado nutricional de selênio em pacientes com nutrição parenteral de longa duração, submetidos à ressecção de intestino e portadores de doença de Crohn; avaliação de cardiomiopatia de causa indeterminada; monitorização de crianças com acidemia propiônica; diagnóstico de estados de toxicidade aguda.O selênio é vital para a saúde a nível celular: ele atua como antioxidante e como anticoagulante. A toxicidade de selênio é rara, grande parte do excesso é eliminado pela urina. Este exame é útil no monitoramento da suplementação de selênio durante a nutrição parenteral e exposição ocupacional ao selênio.