Junho Vermelho: entenda como doar sangue pela primeira vez!
Postado em 18/06/21Entenda como doar sangue pela primeira vez. Neste mês de junho temos uma campanha muito importante para a saúde do país chamada Junho Vermelho. Ela busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para atrair novos doadores. Para se ter uma ideia da importância da campanha, basta olhar alguns dados divulgados pelo Ministério da Saúde, que apresentam a informação de que a taxa de doação de sangue voluntária da população brasileira é de 1,6%.
O número está dentro do padrão preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que recomenda que entre 1% e 3% da população seja doadora, mas ainda pode melhorar, principalmente se levarmos em conta que uma única doação pode salvar até 4 vidas!
Confira neste texto quais são os requisitos para fazer a doação.
Como doar sangue pela primeira vez?
Antes da doação você precisará passar por um processo de triagem. Durante ele, você realizará alguns exames e uma entrevista para que os profissionais possam verificar se atende a todos os requisitos e se não há algum motivo para impedimento.
Também é necessário respeitar o tempo de intervalo entre doações, que é de 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses) para homens e 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses) para mulheres.
Entre os requisitos básicos para doar sangue, os principais são:
-
Estar em boas condições de saúde;
-
Ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas;
-
Idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada antes dos 60 anos. Menores de 18 anos precisam apresentar um formulário de autorização;
-
Pesar, no mínimo, 50 kg;
-
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
-
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.
Além de cumprir todos estes requisitos, também é necessário checar a lista de impedimentos temporários e definitivos, que abrange uma série de fatores. Listamos alguns exemplos abaixo.
Exemplos de impedimentos temporários:
-
Gravidez;
-
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
-
Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.) nos últimos 12 meses;
-
Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
-
Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
-
Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).
-
Viagens para determinadas regiões (o tempo varia de acordo com o destino);
-
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
Covid 19:
-
Pós-vacinação contra a Covid-19: caso tenha recebido a Coronavac, esperar 48 horas. Para as demais vacinas (Pfizer e AstraZeneca), aguardar sete dias;
-
Pós-Covid-19: somente passados 30 dias após a recuperação clínica completa;
Já entre os impedimentos definitivos, alguns que se destacam são:
-
Hepatite após os 11 anos de idade;*
-
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
-
Uso de drogas ilícitas injetáveis.
-
Malária;
-
Mal de Parkinson;
* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva. Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva. Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.
Para doar sangue, basta procurar por pontos de coleta próximos a você, como os hemocentros e bancos de sangue. Em Goiás, é possível agendar a doação de forma on-line pelo site do HemoGO - Hemocentro de Goiás.
Você também pode contar conosco para realizar exames de check-up e garantir que sua saúde esteja em dia antes de realizar a doação. Confira nossa loja virtual e entre em contato pelo WhatsApp em caso de dúvida. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois nós sempre o mantemos atualizado com várias informações relevantes para a sua saúde e qualidade de vida!