Conheça o significado do Setembro Amarelo

Conheça o significado do Setembro Amarelo

Postado em 25/09/20
Conheça o significado do Setembro Amarelo

Criada com a intenção de conscientizar as pessoas sobre toda a realidade em volta do suicídio, o Setembro Amarelo é uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasilera de Psiquiatria (ABP).

O suicídio é considerado um problema grave de saúde pública. Dados indicam que a taxa de suicídio vem aumentando no Brasil nos últimos anos. A importância da campanha vem do fato de que, em muitos casos, ele pode ser evitado quando tratado com seriedade e orientação profissional.

Como o Setembro Amarelo surgiu?

Sua criação se deu em 2015 e suas primeiras atividades aconteceram na capital do país, Brasília, e nos anos seguintes foram aderidas por diversas regiões do país. No mês de Setembro, desde 2003, o dia 10 já era reservado como Dia Mundial de Prevenção ao suicídio. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio.

As atividades realizadas para conscientização são de diversos tipos, como por exemplo:

  • Caminhadas
  • Passeios ciclísticos
  • Uso de roupas amarelas
  • Palestras
  • Manifestações artísticas
  • Atividades escolares

Dentre muitas outras.

A cor amarela e o mês de Setembro foram escolhidos com base em um caso que aconteceu nos Estados Unidos, em 1994. Na ocasião, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme cometeu suicídio. 

Ele tinha um Mustang Amarelo e, por isso,  em seu velório, sua família e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas que continham frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

A ideia acabou servindo como impulso para uma campanha de prevenção ao suicídio e, posteriormente, inspirou a criação do movimento no Brasil.

A importância de se falar sobre o Setembro Amarelo

Além de trazer à tona um tema tão difícil quanto este, as informações também auxiliam nas tomadas de decisão sobre tratamentos públicos. 

A maior parte dos casos está relacionada a transtornos mentais, principalmente a depressão, e a campanha tem como foco justamente falar sobre saúde mental. A busca por difundir essa conscientização significa lutar contra as 800.000 mortes anuais, que equivalem a cerca de 1 morte a cada 40 segundos

Falar sobre o assunto ajuda a entender quando agir. De acordo com o Ministério da Saúde, alguns sinais servem como alerta de que a pessoa próxima a você pode estar prestes a tomar essa triste atitude. São eles:

  • Aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas
  • Falta de esperança ou preocupação com a própria morte 
  • Expressão de tendências ou ideias suicidas
  • Isolamento

Ao identificar que alguém ao seu redor apresenta estes sinais, tente conversar em um momento apropriado e lugar calmo. Deixe-a saber que você está presente e disposto a ouvir. Durante as conversas, incentive-a a buscar ajuda profissional. Mantenha-se por perto e em contato constante para ter certeza de que ela está bem. Em caso de viver com essa pessoa, tente mantê-la longe de meios que possam provocar a própria morte.

setembro amarelo significado
Imagem: Reprodução | Ministério da Saúde

É possível buscar ajuda de forma gratuita pelo CVV - tel 188 ou www.cvv.org.br. Em casos de riscos iminentes, ligue para 190 (emergência policial) ou 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU).

Esteja sempre atento a todos que te cercam, pois essa é uma realidade mais próxima do que se imagina. Esperamos que a campanha continue fazendo seu bom trabalho e que todos possamos perceber uma diferença positiva nos dados sobre saúde mental!

Continue acompanhando nosso blog e confira nossas redes sociais para mais informações importantes sobre a área da saúde.