Planejando viajar durante as férias escolares? Então confira 5 dicas para preservar sua saúde!
Postado em 01/07/22As férias escolares chegaram e muitas famílias aproveitam o período para viajar. O turismo nacional finalmente está reagindo após a crise causada pela pandemia de Covid-19 e já chegou a registrar um crescimento de 47,7% e faturamento de R$ 15,3 bi em abril - números que podem ser ainda mais positivos no mês de julho.
As viagens são uma ótima opção de lazer para quem quer relaxar e conhecer novos lugares, mas não dá para se afastar dos cuidados com a saúde nesse momento. Por isso, antes de viajar, tome todos os cuidados necessários com seu bem-estar. Para te ajudar, listamos 5 dicas essenciais. Confira!
1 - Vacine-se
Manter o calendário vacinal em dia é importantíssimo em qualquer contexto, mas ganha ainda mais relevância ao realizar viagens. Além de vacinar-se contra a Covid-19, um pré-requisito para praticamente qualquer viagem internacional, também é necessário verificar as exigências do destino em questão.
Normalmente, você encontra essas informações no ministério ou na embaixada do país. O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia também pode ser exigido em alguns lugares, então mantenha-se atento.
2 - Visite um médico e realize exames de check-up
Buscar orientação médica e realizar exames de check-up antes de uma viagem diminui consideravelmente as chances de ter que lidar com imprevistos urgentes. Em passeios mais longos, vale ainda adicionar exames oftalmológicos, dentários e ginecológicos à lista. Para pessoas que possuem doenças crônicas, é indispensável visitar um especialista e pedir mais informações sobre os cuidados necessários.
3 - Leve um kit de remédios e primeiros socorros
Além dos remédios necessários a quem tem doenças crônicas ou outros tipos de distúrbios, é importante estar preparado para outros eventos. Assim, uma boa ideia é montar um kit com produtos como:
- Analgésicos;
- Antigripais;
- Antitérmicos;
- Antiácidos;
- Antialérgicos;
- Colírio;
- Curativos
- Remédio contra náuseas;
- Soro fisiológico;
- Termômetro.
Não se esqueça de também incluir protetor solar, antissépticos, pomadas e repelente de insetos, principalmente se uma criança for junto com você. Aliás, também vale a pena conferir o vídeo abaixo, feito pelo Ministério da Saúde, sobre primeiros socorros na infância:
4 - Cuidado com a alimentação
Fugir da rotina e conhecer novas culturas, incluindo a culinária local, é excelente, mas requer um certo cuidado. Prefira alimentos cozidos, que estejam em temperatura adequada e tenha moderação com os condimentos. Lave as mãos várias vezes ao dia e mantenha-se muito bem hidratado (com água mineral engarrafada, de preferência) para manter o organismo saudável.
5 - Prepare-se para mudanças na temperatura e fuso-horário
Antes de viajar para locais distantes, informe-se sobre as diferenças regionais. As dificuldades para adaptação a um novo fuso-horário podem afetar a imunidade. Diferenças de altitude e temperatura também podem acarretar doenças.
Vale mencionar ainda que voos longos podem desencadear problemas vasculares, trombose e embolia pulmonar, especialmente em pessoas idosas ou com sobrepeso, por isso é importante movimentar-se.
Para saber mais sobre os exames de check-up disponíveis em nosso laboratório, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.