Saiba qual é a importância do sono de qualidade para sua saúde!

Saiba qual é a importância do sono de qualidade para sua saúde!

Postado em 08/07/22
Saiba qual é a importância do sono de qualidade para sua saúde!

Dormir bem é uma sensação prazerosa e ainda faz muito bem para a saúde! É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, incluindo crescimento muscular, reparo de tecidos e síntese de proteínas.

Apesar disso, pesquisas indicam que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. Desses, apenas 7% procuram ajuda médica quando apresentam dificuldade para dormir.

Essa falta de qualidade do sono pode manifestar sintomas claros, como dor de cabeça, cansaço excessivo, problemas de memória e mau humor. Caso não sejam tratadas de forma adequada, as noites mal dormidas ainda podem desencadear doenças graves, como diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo prejudicar o controle sobre os movimentos do corpo.

Quanto tempo devemos dormir?

Especialistas recomendam que o sono dure, em média, 8 horas e não tenha interrupções. Entretanto, esse número pode variar de acordo com a idade e necessidades de cada indivíduo. As recomendações gerais diárias para cada faixa etária são:

  • Adultos: 7 a 8 horas de sono;

  • Adolescentes: 8 a 10 horas de sono;

  • Crianças 9 a 13 horas de sono;

  • Bebês: 12 a 16 horas de sono.

Além da quantidade de horas, o sono também deve seguir um ciclo dividido em cinco fases. Na primeira, passa-se pelo adormecimento, em que se fica em uma zona entre dormir e acordar. Nesse momento, o corpo relaxa, a respiração perde intensidade e a ação cerebral torna-se irregular.

Na segunda fase ocorre o sono leve e a temperatura e os batimentos cardíacos diminuem. Na terceira, as ondas cerebrais diminuem e o sono profundo se inicia. O sono profundo se estende pela quarta fase, que é quando o corpo libera hormônios e dá início aos processos de recuperação do organismo.

Os sonhos começam na quinta e última fase. Nessa parte, a função cerebral torna-se regular novamente e ocorre um processo de ajuste das memórias, em que o cérebro decide quais manter e quais descartar.

Distúrbios do sono

As alterações na capacidade de dormir adequadamente podem ser causadas por distúrbios do sono. Os mais comuns são:

  • Insônia: dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado. Pode estar associada a problemas clínicos e/ou emocionais. Se não for tratada, pode tornar-se crônica e prejudicar bastante a saúde física e mental ao longo da vida.

  • Apnéia Obstrutiva do Sono: caracteriza-se pela obstrução da via aérea no nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos. Os sintomas incluem ronco alto e sensação de cansaço, mesmo depois de uma noite inteira de sono.

  • Síndrome das Pernas Inquietas: também chamada de síndrome de Ekbom, trata-se de alterações da sensibilidade e agitação motora involuntária dos membros inferiores, mas que pode acometer também os braços nos casos mais graves. Os sintomas costumam ser mais intensos à noite, o que prejudica imensamente o sono.

Manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, eliminar vícios como cigarro e álcool e evitar atividades e alimentos estimulantes ao se aproximar do horário de dormir podem ajudar a ter uma boa noite de sono.

Mas, se nada disso adiantar e você suspeitar que possui algum distúrbio, procure um especialista o mais rápido possível.

Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.