Você já ouviu falar em hepatite medicamentosa?
Postado em 29/07/22Hepatite medicamentosa, ou hepatite tóxica, é uma reação inflamatória do fígado desencadeada pela ingestão de substâncias tóxicas, como drogas, medicamentos e suplementos alimentares.
Pode ser causada tanto pelo consumo excessivo dessas substâncias quanto por uma predisposição genética de hipersensibilidade a alguma delas. Entretanto, grande parte dos casos está associada à automedicação, o que reforça os perigos desse tipo de prática.
Quais os sintomas da hepatite medicamentosa?
A maior parte dos casos de hepatite medicamentosa são assintomáticos e descobertos em exames rotineiros. Entretanto, quando manifestam sintomas, alguns dos principais são:
-
Náuseas;
-
Mal-estar;
-
Vômito;
-
Febre;
-
Falta de apetite;
-
Urina de coloração escura;
Quando não é tratada adequadamente, pode se agravar e apresentar insuficiência hepática grave, o que exige cuidados intensivos e avaliação para necessidade de um transplante de fígado. Alguns casos podem progredir para hepatite crônica ou até mesmo cirrose hepática.
Quais remédios causam hepatite medicamentosa?
Os remédios não são as únicas causas possíveis para esse tipo de hepatite. A inflamação também pode ser desencadeada pelo contato com solventes e diluentes, consumo de insumos vegetais (chás e ervas), fitoterápicos e suplementos alimentares, por exemplo.
Entretanto, por estar costumeiramente associada à automedicação, os antibióticos são mais frequentemente relacionados a ela, seguidos pelos anticonvulsivantes e anti-inflamatórios.
Alguns fatores de risco também contribuem para o desenvolvimento da hepatite medicamentosa, tais como idade avançada; uso associado de medicamentos e álcool; existência de doenças hepáticas graves (como outras formas de hepatites, por exemplo).
Diagnóstico e tratamento
Ainda não há um exame específico para hepatite medicamentosa. Normalmente, ela é identificada a partir da observação dos sintomas e/ou alterações em exames de rotina. Para seu diagnóstico, costuma-se solicitar uma série de exames que possibilitam um panorama geral da situação do fígado e o descarte de outros distúrbios.
O check-up do fígado pode auxiliar a identificar precocemente esse e outros problemas, o que aumenta consideravelmente as chances de cura. Mas é importante reforçar que todos os exames devem ser interpretados por um especialista que oferecerá as orientações corretas em seguida.
Uma vez que o diagnóstico da hepatite medicamentosa é confirmado, a principal medida é suspender o uso da substância que causou o problema. Na maior parte dos casos, isso é suficiente para que a recuperação aconteça. Entretanto, quando isso não basta, alguns medicamentos, especialmente corticoides, podem ser indicados pelo médico responsável.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.