Agosto Dourado: respondemos 5 dúvidas sobre leite materno!

Agosto Dourado: respondemos 5 dúvidas sobre leite materno!

Postado em 05/08/22
Agosto Dourado: respondemos 5 dúvidas sobre leite materno!

Agosto Dourado é uma campanha que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno - a cor foi escolhida para representar o padrão ouro de qualidade desse alimento.

Já falamos sobre a importância do leite materno anteriormente. Dessa vez, para contribuir com a campanha, responderemos algumas das 5 principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

1 - Quando o leite materno começa a ser produzido?

O leite materno é produzido em três fases. A primeira, com o líquido inicial, começa a ser produzida antes mesmo do bebê nascer, por volta da vigésima semana de gestação. A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe.

2 - Quais são as fases do leite materno?

A primeira fase é chamada de colostro, tem uma coloração entre o transparente e o amarelo. É rico em proteínas e anticorpos e alimenta o bebê em seus primeiros 3 a 5 dias de vida.

Após o colostro, o organismo começa a produzir o leite de transição, que é rico em gordura e lactose. Geralmente, é produzido entre o 6º e o 15º dias após o parto.

Na última fase, o corpo passa a produzir o leite maduro. Sua composição combina macronutrientes (proteínas, lipídios e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

3 - Como posso armazenar leite materno?

É preciso ter muito cuidado com o armazenamento para não colocar a saúde da criança em risco. O recipiente precisa ser esterilizado e você deve higienizar as mãos e os seios, prender os cabelos e usar uma máscara ou pano sobre nariz e boca para evitar que gotículas de saliva entrem em contato com o alimento.

Os primeiros jatos do leite coletado devem ser descartados a fim de eliminar possíveis microrganismos. É preciso manter um espaço de ao menos dois dedos de folga entre o líquido e a tampa, pois, ao ser congelado, o leite se expande e pode acabar rompendo o recipiente se estiver muito cheio.

Congelado, o leite pode permanecer armazenado por até 15 dias. Resfriado (colocado na geladeira e não no congelador ou freezer), recomenda-se um tempo máximo de 12 horas. Em temperatura ambiente, o tempo máximo no recipiente deve ser de duas horas.

4 - Posso aquecer o leite materno armazenado?

O leite materno pode ser aquecido, de preferência em banho-maria a uma temperatura de cerca de 37 ° C. Sempre descongele-o gradualmente. Aquecer direto no fogo ou micro-ondas pode destruir os componentes benéficos presentes no leite, por isso não é recomendado.

Antes de dar o alimento à criança, despeje uma gota em seu pulso e verifique a temperatura. Descarte o que não for consumido, não volte a congelar um leite que já foi descongelado/aquecido.

5 - O que pode fazer o leite materno secar?

Existem muitos possíveis motivos para ressecamento do leite materno. Alguns exemplos são:

  • Pega errada e/ou posição inadequada do bebê;

  • Falta de ingestão de líquidos pela mãe;

  • Fenômenos psicológicos, como estresse, ansiedade, tensão pós-parto ou até mesmo cansaço;

  • Medicações.

Entre várias outras possibilidades.

Ao perceber problemas com o aleitamento, é importante buscar orientação médica para examinar a fundo e entender a verdadeira causa.

Ao precisar de exames que auxiliem a detectar distúrbios que acometam mãe ou bebê, você pode contar conosco! Confira nossa loja online ou entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp para saber mais. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.