Saiba o que é hidronefrose!

Saiba o que é hidronefrose!

Postado em 12/08/22
Saiba o que é hidronefrose!

Hidronefrose é uma dilatação do rim que ocorre quando a urina não consegue passar até a bexiga e, por isso, acumula-se. Esse acúmulo prejudica a atuação do órgão, que diminui seu funcionamento gradualmente e eleva os riscos de desenvolvimento de insuficiência renal.

A hidronefrose é uma condição incomum, mas perigosa. Pode ser súbito ou crônico, parcial ou completo, unilateral ou bilateral. Pode afetar qualquer lugar ao longo do trato urinário, incluindo abertura dos rins, ureteres, bexiga e uretra.

Quais os sintomas e causas da hidronefrose?

Os sintomas manifestados pela hidronefrose variam de acordo com cada caso, pois dependem do local afetado, nível e velocidade de obstrução do trato urinário.

Entretanto, uma obstrução completa e abrupta pode provocar uma dor intensa e intermitente. As dores são mais intensas na forma aguda do distúrbio e podem vir acompanhadas de vômitos, mal estar, prostração e até febre, nos casos inflamatórios e infecciosos.

Dependendo do nível de obstrução, a dor pode se manifestar apenas quando o indivíduo ingere líquidos. Em casos em que a hidronefrose atinge os dois lados, também pode haver alteração do volume de urina.

Pessoas com hidronefrose também são mais suscetíveis a infecções urinárias. Estas, por sua vez, podem causar queimação ao urinar, dor na bexiga, urina turva, dor nas costas, necessidade frequente de urinar, mas escassa eliminação de urina durante a micção, entre vários outros sintomas.

As causas da hidronefrose também variam. Uma das mais comuns é o cálculo renal, responsável pela maior parte dos episódios agudos desse distúrbio. A uropatia obstrutiva unilateral aguda, que acontece a partir de uma obstrução repentina no ureter, também está constantemente associada ao surgimento de hidronefrose.

Outras possíveis causas são:

  • Câncer;

  • Hiperplasia benigna da próstata (HPB);

  • Lesões ou alterações inflamatórias que causem um estreitamento do ureter;

  • Estenose da junção ureteropélvica;

  • Refluxo vesicoureteral;

  • Coágulos sanguíneos;

  • Cistocele;

  • Prolapso uterino;

  • Gravidez.

Entre outros.

O tratamento consiste em combater a causa, por isso o primeiro passo é identificá-la. Assim, em alguns casos (como na identificação de cálculos renais, por exemplo), uma intervenção cirúrgica pode se fazer necessária. Uma drenagem também pode ser realizada para evitar que a dilatação cause maiores danos.

Ao precisar de exames que auxiliem a detectar distúrbios que afetam o trato urinário, você pode contar conosco! Confira nossa loja online ou entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp para saber mais. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.