Exame ASLO: o que identifica e como é feito?
Postado em 19/08/22Antiestreptolisina O, conhecido também como ASO, AEO e ASLO, é um anticorpo produzido pelo nosso corpo para combater a estreptolisina O, uma toxina produzida pelas bactérias do gênero Streptococcus de tipo beta hemolítico do grupo A.
Essas bactérias são responsáveis pelo desenvolvimento de diversas doenças, tais como:
-
Amigdalite;
-
Escarlatina;
-
Septicemia;
-
Erisipela;
-
Glomerulonefrite;
Entre as bactérias desse grupo, destaca-se a Streptococcus pyogenes, que é altamente infecciosa e responsável por grande parte dos casos de faringite, além das outras doenças citadas anteriormente.
Como o ASLO é feito?
Quando a infecção pelas bactérias Streptococcus beta hemolítico do grupo A ocorre, a toxina estreptolisina O é liberada na corrente sanguínea. Para se defender, o organismo começa a produzir antiestreptolisina O, anticorpo utilizado para combater a toxina.
Assim, quando há suspeita de infecção, uma coleta de sangue simples é realizada para verificar se há traços do ASLO no sangue, pois, em caso positivo, há uma grande probabilidade de o corpo estar lidando com esse tipo de bactéria, e o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, antes que a gravidade do quadro evolua.
Normalmente, o valor de referência é 200Ul/ml. Números superiores a esse indicam uma possível infecção aguda. Quanto maior o número, mais recente a infecção. Um jejum de 4 a 12 horas pode ser requisitado. Alguns medicamentos, como antibióticos e corticosteroides, podem diminuir os níveis de antiestreptolisina O no sangue, por isso informe seu médico sobre qualquer fármaco que estiver usando.
É comum que o ASLO seja realizado em conjunto com outro exame, o Anti DNase B, que também é um anticorpo produzido para combater uma outra toxina liberada pelas bactérias Streptococcus, chamada de DNase B, que é mais tardia e ainda mais forte que a estreptolisina.
Na maioria das vezes, quando as infecções por Streptococcus são identificadas e adequadamente tratadas, são resolvidas. Os sintomas variam de acordo com cada doença, mas dor de garganta e febre são alguns dos mais comuns.
Ao perceber qualquer sinal ou sintoma suspeito, procure orientação médica imediatamente. Nunca se automedique, pois isso expõe seu organismo a diversos riscos, como intoxicação, dependência, dificuldade de diagnóstico, combinação inadequada e até mesmo aumento da resistência de microrganismos a antibióticos.
Ao precisar realizar o exame antiestreptolisina O, você pode contar conosco! Este e diversos outros testes e exames estão disponíveis em nosso laboratório. Confira nossa loja online ou entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp para saber mais. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde!