Entenda o que são probióticos!
Postado em 26/08/22Probióticos são microrganismos vivos, mais especificamente bactérias dos gêneros Lactobacillus, Bifidobacterium e Streptococcus, que promovem benefícios para a saúde. Esses seres atuam no equilíbrio da microbiota intestinal e inibem a ação de algumas bactérias nocivas presentes nesse ambiente.
Os probióticos são especialmente importantes após o uso de antibióticos ou quando não se tem uma alimentação saudável, pois esses são dois fatores comuns no cotidiano e que desequilibram fortemente a flora intestinal.
Quais são os benefícios dos probióticos?
Entre os principais benefícios do probiótico, destacam-se:
-
Prevenir e combater problemas intestinais, incluindo doenças como colite, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn;
-
Controlar o estresse;
-
Aumentar a absorção de nutrientes, como cálcio, ferro e vitamina B;
-
Diminui a probabilidade de desenvolvimento de problemas como obesidade, hipertensão e colesterol alto;
-
Regula o trânsito intestinal, o que contribui para combater problemas como diarreia e prisão de ventre;
-
Evita doenças como candidíase, hemorroidas e infecção urinária;
-
Previne o câncer colorretal.
E muito mais!
Quais são as principais fontes de probióticos?
Os probióticos podem ser encontrados em diversos alimentos. Os produtos lácteos fermentados, como iogurtes, kefir, leites fermentados e queijos são ótimos meios de crescimento para probióticos, pois contém fatores e substratos indispensáveis para a fermentação, como açúcares e proteínas. Entretanto, tome cuidado com produtos industrializados.
As conservas de vegetais também acabam por se fermentar e criar um ambiente ácido, capaz de desenvolver probióticos. Picles, rabanetes e até mesmo o chucrute, que é produzido a partir da fermentação de folhas frescas de repolho ou couve, atuam como ótimas fontes desse tipo de microrganismo.
Outras boas fontes de probióticos são a kombucha, uma bebida fermentada a partir de chá preto, verde ou branco, e os suplementos alimentares, que são comercializados em farmácias e manipulados, e podem ser encontrados na forma de pó, cápsulas ou até mesmo líquidos.
Qual a diferença entre probióticos e prebióticos?
Apesar de o nome ser parecido, prebióticos e probióticos são coisas diferentes, mas estão diretamente relacionados. Enquanto os probióticos são os microrganismos que equilibram a flora intestinal, os prebióticos são os substratos que alimentam e incentivam a proliferação desses microrganismos benéficos.
Os prebióticos são carboidratos complexos, como fibras e amido, conhecidos como inulina, pectina, lignina e FOS (fruto-oligosacarídeos). São encontrados em alimentos como:
-
Tomate;
-
Cebola;
-
Aveia;
-
Banana;
-
Gergelim;
-
Linhaça;
-
Soja;
-
Feijão;
-
Alho;
-
Aspargos.
Entre outros.
Uma alimentação balanceada, que inclui alimentos probióticos e outras substâncias benéficas para a saúde, é uma ótima forma de alcançar uma qualidade de vida maior. Associada à prática regular de atividades físicas, o organismo se torna cada vez mais saudável e preparado para lidar com diversas patologias. Se você deseja adotar hábitos mais saudáveis, não deixe de conferir nosso Check-up Fitness!
Ao precisar de exames que auxiliem a detectar distúrbios que acometem o intestino, você pode contar conosco! Confira nossa loja online ou entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp para saber mais. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.