Setembro Amarelo: conheça os principais sinais e sintomas de depressão!
Postado em 09/09/22
Setembro Amarelo é uma campanha criada com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre o suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil ocorrem, em média, 14 mil suicídios por ano, o que equivale a cerca de 38 pessoas por dia.
Um dos principais fatores associados ao suicídio é a depressão, doença considerada como o “mal do século XXI” pela OMS. Silenciosa, pode ser incompreendida até mesmo por quem sofre com ela.
Pensando nisso, decidimos listar alguns dos principais sinais e sintomas da depressão. Ao reconhecer qualquer um deles em você mesmo ou outra pessoa, busque ajuda.
Principais sinais e sintomas da depressão
A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição do interesse e prazer pela vida. Gera angústia e prostração mesmo se não houver razão aparente. É considerada pela OMS a quarta principal causa de incapacitação. O Ministério da Saúde classifica como os principais sintomas da depressão:
-
Tristeza, irritabilidade, ansiedade e/ou angústia;
-
Falta de vontade e indecisão;
-
Desânimo, cansaço, maior necessidade de esforço mesmo para realização de atividades cotidianas simples;
-
Falta ou diminuição de interesse em atividades que antes eram prazerosas;
-
Falta de motivação e apatia;
-
Medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;
-
Insônia ou, menos frequentemente, aumento do sono;
-
Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
-
Diminuição da libido e do desempenho sexual;
-
Alterações no peso e apetite, seja aumento ou diminuição;
-
Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa auto-estima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte. A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.
Entre os fatores de risco relacionados ao suicídio, podemos destacar o abuso de drogas e álcool, transtornos de imagem corporal, maus tratos na infância, estresse pós-traumático, desemprego, obesidade, entre outros.
A depressão possui tratamento. O acompanhamento por psiquiatra e psicólogo é fundamental para que ela seja controlada. Em alguns casos, o uso de medicamentos antidepressivos, que ajudam a regular a química cerebral, pode se fazer necessário.
Lembre-se de que você também pode contribuir para que pessoas com a doença consigam a ajuda de que precisam.
E se este texto te ajudou de alguma forma, não esqueça de compartilhá-lo com outras pessoas que também querem contribuir para a prevenção do suicídio. Acompanhe-nos também no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde!