O que significam as siglas PDW e VPM no resultado de um hemograma?
Postado em 14/10/22O hemograma é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre tipo e quantidade de componentes sanguíneos, tais como:
-
Hemácias: glóbulos vermelhos encarregados de transportar oxigênio para o organismo;
-
Leucócitos: glóbulos brancos que atuam contra infecções;
-
Plaquetas: cuidam da coagulação do sangue.
Alterações nesses componentes podem indicar diversas doenças e distúrbios, como leucemia, linfoma, infecções, inflamações, alterações na imunidade, problemas na medula óssea, entre outros.
Alguns termos e siglas presentes nos resultados do hemograma podem levantar dúvidas. É o caso das siglas PDW e VPM, que se referem às plaquetas.
O que significa PDW e VPM?
Em um hemograma, realiza-se a contagem total de plaquetas. A partir dessa contagem, podemos obter os valores relacionados a dois índices:
-
Platelet Distribution Width (PDW): é o índice de anisocitose plaquetária e revela a variação entre o tamanho das plaquetas. Ou seja, aponta a diferença de tamanho entre e a menor e a maior plaqueta;
-
Volume Plaquetário Médio (VPM): esse índice aponta o volume médio (tamanho) das plaquetas.
Medir o tamanho e volume das plaquetas oferece um importante panorama sobre a saúde. Plaquetas podem formar trombos, o que se torna um fator de risco independente para o infarto agudo do miocárdio (IAM) e para o aparecimento da obstrução arterial coronariana na angina instável.
Já um baixo tamanho e baixo volume pode indicar problemas na medula, que afeta a produção de plaquetas e interfere diretamente na capacidade de coagulação do sangue, o que eleva os riscos de se desenvolver hemorragias.
Os valores de referências para os dois índices são:
-
Volume plaquetário médio: 6,00 - 10,00 fL.
-
PDW (índice de anisocitose plaquetária): 10,00 - 18,00%.
Ao se deparar com um valor diferente dos demonstrados na referência, é importante buscar orientação médica para entender as causas e, caso necessário, iniciar um tratamento o mais rápido possível. Autodiagnóstico e automedicação trazem sérios riscos à saúde, por isso sempre fale com um especialista antes de qualquer decisão.
É comum que o volume plaquetário aumente com a idade, o que torna os idosos mais suscetíveis a síndromes coronarianas agudas e suas complicações. Isso reforça a importância do hemograma como um exame de rotina, que deve ser realizado todos os anos para acompanhamento da saúde.
Ao precisar realizar um hemograma, você pode contar conosco! Confira nossa loja online ou entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp para saber mais. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.