Verminoses: o que são e quais as mais comuns no Brasil?

Verminoses: o que são e quais as mais comuns no Brasil?

Postado em 25/10/22
Verminoses: o que são e quais as mais comuns no Brasil?

Verminoses são doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. A maioria atinge o intestino, mas também podem acometer fígado, pulmões e até mesmo o cérebro.

Os principais sintomas apresentados pelas verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios, mas podem variar de acordo com o parasita e/ou região afetada.

As verminoses possuem uma alta incidência em todo o mundo, especialmente nas regiões de baixa renda. No Brasil, afetam 36% da população brasileira, com uma prevalência de 55% entre as crianças.

Quais são as verminoses mais comuns no Brasil?

As causas das verminoses estão muito associadas à ingestão de água ou alimentos contaminados, por isso são mais comuns em regiões em que há carência de saneamento básico. No Brasil, as parasitoses mais comuns são:

Ancilostomose

Popularmente conhecida como amarelão, é causada por parasitas nematódeos das espécies Necator americanus e Ancylostoma duodenale. Esses agentes se instalam no intestino e podem causar uma infecção assintomática ou leve, mas também podem ser responsáveis por complicações mais graves, como anemia, pneumonite e hemorragias.

Ascaridíase

É causada pelo Ascaris lumbricoides, conhecido popularmente como lombriga. É mais comum em crianças e, na maior parte das vezes, se manifesta de forma leve, causando apenas náuseas, dor abdominal e diarreia. Entretanto, apesar de raros, casos mais graves podem ocorrer e desencadear obstrução intestinal e problemas nos pulmões.

Esquistossomose

Também chamada de xistose ou barriga d’água, essa verminose é causada pelo Schistosoma mansoni. Normalmente, a contaminação se dá pelo contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da doença. O parasita pode infectar fígado, intestino e outros órgãos e causar sintomas como irritação na pele, coceira, febre, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de barriga, dores nas articulações e dores musculares.

Teníase

Também conhecida como solitária, essa verminose intestinal é caracterizada pela presença da forma adulta dos parasitas Taenia solium ou Taenia saginata no organismo. A doença é contraída pelo consumo de carne bovina ou suína em estado cru ou mal passado que tenha os ovos do parasita. Na maioria das vezes, não causa sintomas. Entretanto, casos mais graves podem manifestar dor de barriga, perda de apetite e perda de peso. Muitas vezes, segmentos de tênia podem ser visíveis ao passarem pelo ânus e nas fezes.

Essas são apenas algumas das verminoses mais comuns no Brasil. Ainda podemos citar diversas outras que acometem inúmeras pessoas todos os dias em nosso país, tais como amebíase, giardíase, filariose, cisticercose e oxiuríase.

Vale reforçar que a maioria pode se instalar de forma assintomática, por isso as visitas frequentes ao médico são essenciais. O diagnóstico requer uma análise clínica, para entender as condições sanitárias e de higiene às quais o paciente está exposto, e exames laboratoriais, como o parasitológico, que busca rastros do agente nas fezes.

Os tratamentos para verminoses são simples e consistem no uso de vermífugos, conforme prescrição médica. A principal medida de prevenção é a boa higiene, tanto pessoal quanto dos alimentos que se ingere.

E lembre-se de que, ao precisar realizar um exame parasitológico, você pode contar conosco! Confira nossa loja online ou entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp para saber mais. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.