Entenda o que é amilase!
Postado em 16/12/22A amilase é uma enzima que possui como principal função auxiliar na digestão, quebrando o amido e o glicogênio presentes na alimentação para que sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.
É produzida pelo pâncreas e glândulas salivares, por isso, alterações na enzima podem indicar algum problema de saúde relacionado a essas partes do organismo. Em níveis elevados, pode indicar inflamação. Já níveis baixos podem ser sinal de insuficiência pancreática.
Apesar de o monitoramento da amilase ser mais utilizado para identificar problemas no pâncreas (especialmente pancreatite), também pode contribuir para detectar alterações em outros órgãos, como fígado e rins.
Como é feito o exame de amilase?
Os níveis de amilase no organismo podem ser verificados através da análise de duas substâncias: sangue e urina. O jejum não é necessário em nenhuma das formas de coleta, mas é necessário seguir as instruções de preparo gerais, como não consumir álcool no dia anterior ao exame de sangue ou fazer a higienização adequada da região genital antes de realizar o exame de urina.
Níveis de amilase que diferem do valor de referência podem ser um importante indicativo de problemas como:
-
pancreatite;
-
colecistite;
-
úlcera péptica;
-
apendicite aguda;
-
câncer pancreático;
-
dutos pancreáticos obstruídos;
-
hepatites virais;
-
gravidez ectópica;
-
insuficiência renal.
Por indicar uma grande variedade de problemas, exames para monitorar a amilase se mostram como importantes opções para os check-ups rotineiros. Ao perceber alterações nos níveis de sua enzima, busque orientação médica o mais rápido possível!
Amilase e Lipase são a mesma coisa?
Amilase e lipase são dois tipos diferentes de enzimas, mas que cumprem funções semelhantes e auxiliam na digestão. A amilase, como já mencionado, atua na quebra do amido, enquanto a lipase faz o mesmo com a gordura presente nos alimentos. Assim como a amilase, a lipase é produzida pelo pâncreas, mas a boca e o estômago também são responsáveis por parte de sua produção.
Ou seja, a lipase também pode indicar problemas no pâncreas, por isso monitorar as duas enzimas ao mesmo tempo pode oferecer um panorama sobre a possibilidade de determinadas alterações estarem acometendo o órgão. Além disso, a lipase também pode indicar distúrbios estomacais, por isso pode ser examinada em casos em que há dor abdominal intensa, gordura nas fezes, perda de peso, febre, náuseas e vômitos.
Para qualquer dúvida sobre qualquer um dos exames listados, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde. Acesse também nossa loja online para conferir outros exames que realizamos.