Outubro Rosa 2020: entenda a importância desta campanha!

Outubro Rosa 2020: entenda a importância desta campanha!

Postado em 09/10/20
Outubro Rosa 2020: entenda a importância desta campanha!

O Outubro Rosa é uma campanha mundial anual que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o câncer de mama. Seu início vem da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, foi instituída através da Lei nº 13.733/2018.

A campanha busca forças na população e entidades privadas e é apoiada por diversos órgãos governamentais e instituições da saúde.

Os riscos do câncer de mama

Causada pela multiplicação desordenada de células da mama, que geram um processo anormal e formam um tumor, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Existem vários tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de formas distintas, algumas vezes rapidamente, outras lentamente. A doença também pode atingir homens, embora seja muito raro que isso aconteça.

É uma doença que atinge um grande número de pessoas. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevêem 66.280 novos casos para 2020. Dentre os afetados, infelizmente há uma grande incidência de óbitos. Segundo dados do Atlas de Mortalidade do Câncer, cerca de 17.763 pessoas (17.572 mulheres e 189 homens) foram vítimas da doença em 2018.

Ele pode ser percebido ainda em estágio inicial, e a detecção neste período auxilia na eficiência do tratamento, e também permite que seja menos agressivo. Os sinais e sintomas, na maioria dos casos, são:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

  • Alterações no bico do peito (mamilo)

  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

É importante manter-se atenta a todos os sinais dados pelo corpo e buscar a orientação de um médico caso sinta algum dos sintomas. Algo que pode ajudar na detecção precoce é a realização do autoexame, que consiste em apalpar os próprios seios em busca de anomalias.

Mas lembre-se: o autoexame não substitui o exame clínico! A mamografia é extremamente importante. Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar o exame a cada 2 anos, mesmo se estiverem sem sintomas.

Qual o papel do Outubro Rosa?

Além de disseminar informações para conscientizar sobre a doença, a mobilização também busca proporcionar maior acessibilidade a serviços de diagnóstico e tratamento, bem como lutar por suporte emocional para as mulheres afetadas pela condição.

O Outubro Rosa surgiu através de uma promessa de Nancy G. Brinker à sua irmã Susan, que estava nos seus últimos dias de batalha contra o tumor e acabou não resistindo. A promessa era de que Nancy acabaria com o câncer de mama para sempre. Dois anos mais tarde, essa promessa se tornou a Fundação Susan G. Komen.

Após algum tempo, a Fundação já possuía apoio governamental e de grandes doadores. Após algum tempo, conseguiram tornar a conscientização uma lei nos Estados Unidos. Como realizavam muitos eventos em Outubro, este mês acabou associado à campanha.

No Brasil, um grupo de mulheres simpatizantes da campanha, com apoio de uma empresa europeia, criou uma ação que consistia em iluminar o ‘Mausoléu do Soldado Constitucionalista’ (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera). Esta foi a primeira iniciativa relacionada ao Outubro Rosa no país. Em 2008, o movimento ganhou ainda mais força e diversas cidades foram iluminadas para atrair atenção à causa.

Outubro Rosa 2020: a prevenção começa com hábitos saudáveis!

Visando auxiliar sobre hábitos que auxiliam a prevenir o câncer de mama, a Sociedade Brasileira de Mastologia adotou como tema a frase:

“Quanto antes adotar um estilo de vida saudável, melhor será para a saúde da mulher”

Isso porque algumas atitudes que podem ser adotadas na rotina são recomendações básicas para prevenção da doença, tais como:

  • Alimentação saudável

  • Exercícios físicos regulares

  • Evitar Álcool

  • Manter o peso corporal adequado

  • Evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais

Alguns estudos também indicam que o aleitamento materno reduz bastante as chances de desenvolvimento de um câncer de mama.

outubro rosa 2020

Assim como há fatores que ajudam a prevenir, existem também os que aumentam os riscos. A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama.

Em qualquer assunto relacionado à saúde, a informação e, mais importante ainda, a orientação especializada de seu médico de confiança, sempre serão grandes armas na luta contra males e doenças, por isso não deixe de consultar um profissional ao sentir qualquer sintoma.

E para mais informações como essas, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais.