Pielonefrite: conheça os riscos e sintomas!
Postado em 03/02/23A pielonefrite é uma infecção renal. Normalmente, ocorre quando bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres até chegarem aos rins, causando infecção e inflamação.
Em casos mais graves, pode levar a complicações sérias, como insuficiência renal, infecções do sangue e até mesmo à necessidade de retirada do rim afetado, por isso a pielonefrite é considerada potencialmente grave.
Quais são os principais sintomas da pielonefrite?
A pielonefrite pode ser aguda ou crônica. Em sua forma aguda, a infecção surge repentinamente e compromete o funcionamento dos rins. É uma condição reversível na maior parte das vezes, mas pode causar complicações se não for tratada.
Já a pielonefrite crônica é acompanhada de alguma doença subjacente (como hipertensão arterial e diabetes tipo 2, por exemplo) ou de infecções agudas repetidas ou mal curadas. Nessa forma da infecção, os rins têm sua capacidade reduzida aos poucos.
Os sintomas são semelhantes em ambas as formas da doença, mas há uma característica importante que os diferenciam: enquanto na aguda eles não tardam a aparecer, na crônica, as manifestações se alternam com períodos assintomáticos. Por causa disso, a infecção crônica pode provocar lesões irreversíveis nos rins, que podem evoluir para insuficiência renal grave.
Nas duas formas, os sintomas mais característicos são:
-
Febre alta;
-
Dor abdominal;
-
Dor lombar;
-
Náuseas;
-
Vômitos;
-
Dor ao urinar;
-
Presença de sangue, pus e odor forte e desagradável na urina.
Ao perceber qualquer um desses sintomas, um médico deve ser procurado o mais rápido possível.
Para o diagnóstico, normalmente é necessário realizar análise clínica e exames laboratoriais, como hemograma completo, urocultura e uranálise. Em casos mais específicos, a ultrassonografia dos rins e vias urinárias, bem como outros exames de imagem, também podem ser solicitadas.
O tratamento consiste no uso de antibióticos para combater a bactéria responsável pela infecção. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser indicados, de acordo com a necessidade observada pelo especialista responsável pelo caso.
Para prevenir a pielonefrite, as principais recomendações são:
-
Manter-se hidratado;
-
Urinar logo após a relação sexual;
-
Manter uma boa higiene pessoal;
-
Não segurar a vontade de urinar.
Além disso, manter as visitas ao médico em dia é indispensável para identificar o problema em sua fase inicial, o que potencializa as chances de cura. Exames de check-up, como os presentes em nosso Check-up dos Rins, também são uma ótima forma de cuidar da saúde da região.
Para qualquer dúvida sobre os exames listados, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde. Acesse também nossa loja online para conferir outros exames que realizamos.