Conheça sete exames de sangue que ajudam a identificar problemas no coração
Postado em 30/07/24Alguns exames de sangue são importantíssimos no diagnóstico de problemas no coração, separamos aqui sete deles para que conheça um pouco mais. É importante lembrar que a indicação deve sempre ser feita por um médico cardiologista, após avaliação do histórico e quadro atual do paciente.
1) Troponina: Exame que mede os níveis de troponina no sangue, uma proteína liberada quando há dano ao músculo cardíaco, como ocorre em um ataque cardíaco.
2) Peptídeo Natriurético Tipo B (BNP): O BNP é uma substância produzida no coração e nos vasos sanguíneos. Níveis elevados podem indicar insuficiência cardíaca.
3) Colesterol Total e Frações (LDL, HDL, VLDL): Esse painel de exames mede os níveis de colesterol "bom" (HDL) e "ruim" (LDL), além dos triglicerídeos. Altos níveis de LDL e triglicerídeos estão associados a um maior risco de doenças cardíacas.
4) Glicemia de Jejum e Hemoglobina Glicada (HbA1c): Esses exames medem os níveis de açúcar no sangue e ajudam a detectar diabetes ou pré-diabetes, condições que aumentam o risco de doenças cardíacas.
5) Proteína C-reativa (PCR) de alta sensibilidade: PCR é um marcador de inflamação no corpo. Níveis elevados podem indicar inflamação das artérias do coração, aumentando o risco de problemas cardíacos.
6) Creatina Quinase-MB (CK-MB): A CK-MB é uma enzima que aumenta quando há lesão no músculo cardíaco, sendo útil para diagnosticar infartos.
7) Homocisteína: Níveis elevados de homocisteína no sangue estão associados a um maior risco de doenças cardíacas, especialmente doenças coronarianas.