Notícias - Leite materno quebra o jejum para exame de sangue?

Leite materno quebra o jejum para exame de sangue?

Postado em 22/08/24
Leite materno quebra o jejum para exame de sangue?

O leite materno é rico em nutrientes, mas sua digestão é rápida e os médicos pediatras consideram seguro realizar os exames sem a necessidade do jejum. O impacto nos resultados é pequeno, possibilitando a leitura. Esta regra vale principalmente para bebês em período de amamentação exclusiva, que não consomem nenhum outro alimento.

Podem existir exames que tenham a necessidade do jejum, mas não são comuns, não fazem parte da rotina. Nestas situações os médicos pediatras devem orientar. Em todo caso, é importante ressaltar que a recomendação médica prevalece, independente dos protocolos habituais.

De quanto em quanto tempo a criança precisa fazer exames?

Esta pergunta é muito individual. Cada criança é uma criança e vai exigir um protocolo diferente. Normalmente, entre o primeiro e o segundo ano de vida, a criança realiza um exame de controle para avaliar a necessidade de suplementação. Se este exame apresentar indicação de ajustes, alguma deficiente nutricional, será necessário um segundo exame para verificar se a conduta adotada pelo médico pediatra foi suficiente para as devidas correções.

Por isso a conduta deve ser individualizada e indicada pelo médico que acompanha a criança.