Como saber se tenho Mpox?
Postado em 03/09/24O teste mais eficaz para diagnóstico da Mpox (antigamente conhecida com varíola dos macacos) é feito por PCR, com amostra de partículas recolhidas das lesões. Um profissional usa cotonetes (swabs) para recolher este material, que é avaliado pelo laboratório. Este teste é altamente sensível e específico, sendo capaz de detectar o DNA do vírus da Mpox. Ainda assim, pode existir a necessidade de confirmação, devido a curta duração da viremia.
Outros exames podem ser realizados para exclusão de doenças que causam sintomas semelhantes, como herpes, catapora ou sífilis. É importante que o diagnóstico seja feito rapidamente, para que as medidas de contenção e tratamento sejam tomadas, evitando a propagação da doença.
Existe hoje um anúncio de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) para Mpox. Em Goiás, como explica a Secretaria de Estado de Saúde, a situação está dentro da normalidade, com 84 notificações, 12 confirmações e nenhum óbito registrado. Em 2023 foram 348 notificações, com 101 casos confirmados, também sem óbito.
Principais sintomas da Mpox:
- Erupções cutâneas (lesões, bolhas, crostas) de diferentes formas, em todo o corpo, incluindo rosto, palmas das mãos, plantas dos pés e órgãos genitais
- Febre
- Dor de cabeça
- Inchaço dos gânglios linfáticos (língua)
- Dor nas costas
- Dores musculares
- Indisposição, falta de energia
Diante de sintomas característicos, procure ajuda médica.