Notícias - Dificuldade para emagrecer pode ser problema da tireoide?

Dificuldade para emagrecer pode ser problema da tireoide?

Postado em 12/11/24
Dificuldade para emagrecer pode ser problema da tireoide?

Localizada no pescoço, a tireoide é responsável pela produção de hormônios, principalmente a tiroxina, que regulam o metabolismo e influenciam o funcionamento de órgãos vitais, como coração e o cérebro.

Quando essa glândula apresenta um desequilíbrio, surgem problemas como o hipertireoidismo – em que há produção excessiva de hormônios – e o hipotireoidismo – caracterizado pela baixa produção. Esses distúrbios podem provocar inúmeros sintomas, incluindo ganho de peso e dificuldade para emagrecer, no caso do hipotireoidismo.

Para ter um diagnóstico correto é de extrema importância a avaliação médica e a realização de exames. Um dos testes necessários é a dosagem do TSH (hormônio estimulador da tireoide).

Ele é produzido pela hipófise e controla a produção dos hormônios da tireoide. Quando se altera é porque a glândula não está funcionando adequadamente. Um aumento no nível de TSH, por exemplo, pode indicar hipotireoidismo, enquanto uma redução pode ser sinal de hipertireoidismo.

Também pode ser realizado o exame de imagem para detectar e acompanhar alterações estruturais, como nódulos e alterações de tamanho da glândula. Entre os principais exames estão a ultrassonografia (ecografia) da tireoide, a cintilografia e, em casos específicos, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. A indicação deve ser feita pelo médico.

Após os 40 anos é recomendável que pelo menos o exame de dosagem do TSH seja feito de forma regular, especialmente por mulheres. Pois a identificação de problemas relacionados à tireoide pode garantir um tratamento precoce e eficaz, evitando complicações como problemas cardíacos e até mesmo a depressão – comuns em fases avançadas do hipotireoidismo.

Embora a maioria dos problemas de tireoide seja tratável, é fundamental que as pessoas estejam atentas aos sintomas e realizem exames periódicos para manter a saúde da glândula e garantir o bem-estar geral.