Vitamina D: para que serve e onde encontrar?
Postado em 30/10/20A vitamina D é extremamente importante para o corpo por causa de todos os benefícios que oferece. Além das suas funções mais conhecidas, relacionada à saúde dos ossos, ela também trabalha como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, metabolismo, insulina e músculos.
Ela é considerada um micronutriente lipossolúvel, ou seja, pode se dissolver em gordura e é armazenada em grande quantidade, especialmente no fígado. É classificada em dois tipos:
-
Vitamina D2: de origem vegetal, é obtida por meio da ingestão de alimentos, e também é conhecida como ergocalciferol
-
Vitamina D3: é a vitamina sintetizada na pele após exposição solar, produzida pelo nosso próprio organismo. Também é conhecida como colecalficerol e está disponível nos suplementos vitamínicos
É um nutriente que contribui diretamente para a saúde, por isso é importante entender seu funcionamento.
Como a vitamina D funciona em nosso organismo?
Algumas pesquisam indicam que a substância é, na verdade, um hormônio. Quando descoberta, acreditava-se que ela só poderia ser adquirida por meios externos. Foi só na década de 70 que os cientistas descobriram que ela atuava como um hormônio, mas a nomenclatura já havia sido dada.
Sua função é associada ao paratormônio. Os raios ultravioleta do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância, por isso o contato com o sol é tão importante. Ela regula a expressão de mais de 1000 genes, participando assim do funcionamento de vários órgãos e sistemas.
Quando a quantidade de vitamina D do organismo está equilibrada, ela auxilia em questões como:
-
Fortalecimento do sistema imunológico;
-
Controle da pressão arterial
-
Proteção contra a formação de tumores
-
Inibição de processos inflamatórios
Em casos de deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato, o que pode gerar distúrbios ósseos, como o raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos. Também pode agravar a osteoporose, e em casos de gestantes, afetar diretamente o bebê.
Esta deficiência também está envolvida em patologias como asma, diabetes melitus tipo 1, doenças cardiovasculares, dermatite atópica, doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide e até mesmo depressão.
Quais alimentos possuem Vitamina D?
Primeiro, é necessário reforçar que o principal meio de ativação da vitamina D no organismo é a exposição solar. Ela pode ser encontrada em poucos alimentos, mas está concentrada principalmente em carnes, peixes e frutos do mar. Alguns exemplos são:
-
Sardinha enlatada;
-
Atum;
-
Salmão;
-
Óleo de fígado de bacalhau;
-
Cogumelos secos
Leites, ovos e fígado bovino também possuem o nutriente, mas em baixa quantidade. Para cumprir a necessidade diária de vitamina D, seria necessário consumir estes alimentos em grande quantidade. Por isso, a síntese por contato com UVB é tão estimulada.
Ao sentir qualquer sintoma, seja relacionado à deficiência de vitamina D ou não, um médico deve ser consultado. As orientações dele são o melhor caminho a ser seguido, em qualquer situação.
Temos disponíveis dois tipos de exames para detectar a deficiência de vitamina D:
Para qualquer dúvida sobre os exames, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp.
E se este artigo foi útil para você de alguma forma, compartilhe nas redes sociais por um dos ícones disponíveis abaixo!