Você sabia que doenças cardíacas foram as mais fatais em 2019?

Você sabia que doenças cardíacas foram as mais fatais em 2019?

Postado em 11/12/20
Você sabia que doenças cardíacas foram as mais fatais em 2019?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados pelo The Guardian nesta semana, doenças cardíacas, câncer e diabetes foram as doenças que mais fizeram vítimas fatais no ano passado, e as condições que afetam o coração ocupam o primeiro lugar entre elas, contabilizando 16% de todas as mortes do período. Em 2020, o quadro tende a mudar, já que a epidemia de Covid-19 impactou o mundo com mais de 1 milhão de mortos.

Porém, a OMS teme que o desvio de atenção sobre as doenças não transmissíveis também se tornem um grande problema de saúde. Dentre as 10 mais fatais do ano passado, 7 eram não transmissíveis. Além das três já mencionadas, a lista também inclui doenças pulmonares crônicas, doenças ou condições vasculares (como o AVC), doenças renais e doenças mentais (como o Alzheimer, por exemplo).

Para evitar que uma onda de doenças não transmissíveis comece a fazer novas vítimas, a organização recomenda campanhas de prevenção e o incentivo à prática de exercícios físicos.

Então, que tal relembrarmos algumas informações sobre doenças cardíacas, já que são as mais fatais da lista?Confira ao longo deste texto!

O que são as doenças cardíacas exatamente?

O coração é um importante órgão muscular que faz parte do sistema cardiovascular. Sua função é bombear o sangue para que seja então transportado por todo o corpo. Ele é composto por quatro câmaras:

  • Átrio direito: recebe o sangue das veias e bombeia para o ventrículo direito

  • Ventrículo direito: recebe o sangue do átrio direito e bombeia para os pulmões, onde ele é carregado com oxigênio

  • Átrio esquerdo: recebe sangue oxigenado dos pulmões e bombeia para o ventrículo esquerdo

  • Ventrículo esquerdo: bombeia o sangue oxigenado para o resto do corpo. As contrações do ventrículo esquerdo criam a nossa pressão arterial.

Além delas, ele também possui as artérias coronárias, que correm ao longo de sua superfície e fornecem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco. Nessa região também há uma teia de tecido nervoso, que é um saco chamado pericárdio, que atravessa o coração para conduzir sinais neurológicos complexos que regem a contração e relaxamento.

Além, é claro, da aorta, maior e mais importante artéria do sistema circulatório, e veias e artérias pulmonares.

Quando alguma condição afeta essa estrutura de alguma forma e prejudica seu bom funcionamento, recebe o nome de doença cardíaca. As 3 doenças do coração mais perigosas, e que são muito comuns, são:

  • Infarto Agudo do Miocárdio: é provocado pela falta de oxigênio e sangue no músculo do coração devido a uma obstrução da artéria coronária. É muito perigoso por permitir pouco tempo de reação.

  • Doença Vascular Periférica: sua principal causa é o acúmulo de gordura que obstrui as artérias periféricas do nosso corpo. Aumenta muito os riscos de se ter um ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

  • AVC (ou Derrame Cerebral): é um dano ao cérebro causado pela falta de fornecimento de sangue. Pode se dar por acúmulo de gordura ou rompimento do vaso, por exemplo.

Além delas, existem diversas outras doenças cardíacas que também oferecem risco e exigem acompanhamento médico, como insuficiência cardíaca, hipotensão e hipertensão, sopro no coração, arritmia cardíaca, cardiopatia congênita, entre várias outras. Por isso, as visitas frequentes ao médico são muito importantes!

Como prevenir doenças cardíacas?

A maior parte das doenças cardíacas pode ser evitada através de abordagens comportamentais, como a exclusão de hábitos que estimulam fatores de risco, tais como tabagismo, sedentarismo, uso excessivo de álcool, dietas não saudáveis (especialmente ingestão descontrolada de sal e gorduras) e qualquer outra prática que leve à obesidade.

Mas é preciso ter cuidado com os exercícios físicos também, afinal você não quer sobrecarregar o corpo, uma vez que isso pode trazer diversos problemas. Para ter uma ideia de como adotar este hábito, que tal conferir este vídeo curtinho, mas muito informativo que o pessoal do Hospital Sírio Libanês preparou?

O ideal é que todo seu processo de prevenção seja acompanhado por profissionais qualificados. Além do seu médico cardiologista, uma dieta especial recomendada por um nutricionista, e uma série de exercícios recomendados por um profissional de educação física que conheça suas limitações, farão toda a diferença para sua saúde de forma geral.

E para conhecer melhor a sua situação cardíaca para tomar os cuidados necessários, conheça o Check-Up do Coração que oferecemos em nosso laboratório! São 9 exames realizados em conjunto, por um preço especial. Vale mencionar que aceitamos os principais planos de saúde!

Caso tenha qualquer dúvida sobre o Check-Up do coração ou qualquer outro exame, fale conosco pelo WhatsApp. E se este texto foi útil para você de alguma forma, não esqueça de compartilhar em sua rede social favorita através do ícone dela aqui embaixo!